Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
Assine 5

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

17.01.2021 | INTERNACIONAL - por Planeta Arroz/Patrício Méndez del Villar - InterArroz/Cirad

Produção mundial cresceu em 2020, apesar da pandemia

Dados da FAO confirmam aumento da produção

imagem Consumo de arroz na África está em crescimento Foto: Divulgação ÁfricaRice

Mesmo durante a pandemia, a produção de arroz no mundo aumentou. De acordo com as últimas estimativas da FAO, a produção mundial em 2019 foi estabelecida em 754,7 milhões de toneladas (501,1 Mt com base no arroz branco), queda de 1,1% em relação a 2018. Em 2020, apesar da dificuldades em relação à pandemia de Covid-19 e às más condições climáticas no meio do ano, as projeções de produção indicam uma recuperação de 1,6% para 767 milhões de toneladas, ou 509 Mt com base no arroz beneficiado. A avaliação faz parte da análise mensal do mercado mundial de arroz no boletim InterArroz, realizada e divulgada pelo economista Patrício Méndez del Villar, dos Cirad, da França.

Segundo ele, o principal aumento produtivo é verificado na Ásia graças à ampliação das áreas plantadas, principalmente na China e na Índia. Na Tailândia, a expectativa é que a produção aumente, mas menos do que o esperado, devido à estiagem que afetou a segunda safra em meados do ano e ainda vem interferindo na formação das cotações locais juntamente com a apreciação do bath, moeda local.

EUA

Uma melhora produtiva significativa foi observada nos Estados Unidos, onde as colheitas cresceram 17% em relação ao ano anterior. A recuperação acontece após uma quebra substancial – superior a 15% - em 2019, que reduziu muito os estoques norte-americanos e fez com que em março de 2020 os EUA já estivesse com toda a sua disponibilidade vendida, mesmo diante do aumento de demanda causado pela pandemia ao redor do mundo.

Na América Latina e Caribe, também é esperada uma recuperação parcial da produção.

Na África Subsaariana, as inundações no final do ciclo vegetativo, principalmente nas regiões ocidentais, poderiam limitar o aumento da produção de arroz em 2020, segundo projeções, permanecendo finalmente estável em relação ao ano anterior, o que levaria a um forte alívio das necessidades de importação em alguns países.


Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

23/01/2021 - Carlos Azambuja (Camaquã - RS)
As informações deste cidadão estão mais para profecias utópicas, do que realidade, como pode haver aumento da produção a nível mundial com tamanha pandemia e retração de área devido a fatores climaticos extremados que ocorreram na Ásia, transformando países tradicionailmente exportadores em importadores como o Vietnam ??
Esse analista renomado, para mim ''viaja na maionese ''
E a FAO senhores, atrelada a ONU, órgão nada confiável, vive em uma realidade paralela, a realidade dos escritórios refrigerados em algum país da Europa.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2021 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio