Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

19.11.2020 | SANIDADE - por AC 24h

Embrapa identifica pulguinha-do-arroz como nova praga no Norte do país

A pulguinha-do-arroz tem alto potencial danoso em plântulas de gramíneas forrageiras, podendo levar as plantas à morte, dependendo do nível de infestação

imagem Pulga-do-arroz gera danos em pastagens jovens no Acre Foto: Divulgação
 

Em dezembro de 2014 foram verificados danos causados por insetos em plantas jovens dos capins Brachiaria brizantha cultivar Xaraés, Brachiaria humidicola cultivar Llanero, Brachiaria arrecta versus Brachiaria mutica cultivar Laguna (capim-tangola) e Cynodon nlemfuensis cultivar Lua (grama-estrela-roxa), durante a reforma de pastagens no município de Rio Branco.

Os ataques ocorrem em uma fase crítica do estabelecimento das pastagens, em que as plantas jovens de capim são bastante vulneráveis. Dependendo da intensidade do ataque, as injúrias podem retardar o crescimento ou causar a morte das plantas, reduzindo o estande de capim, favorecendo a infestação de plantas daninhas e comprometendo a reforma da pastagem.

“Pela frequência de ocorrência em pastagens no estado do Acre, bem como pelas injúrias causadas em plantas jovens de capim, conclui-se que a pulguinha-do-arroz tem alto potencial danoso em plântulas de gramíneas forrageiras, podendo levar as plantas à morte, dependendo do nível de infestação”, diz a Embrapa.

Assim, os produtores devem ficar atentos ao ataque dessa praga, principalmente na fase de reforma de pastagens. Como espécies desse gênero também têm o arroz e o milho como plantas hospedeiras (cultivos que vêm tendo suas áreas expandidas nos últimos anos no estado do Acre), a Embrapa reforça a necessidade de constante monitoramento nessas culturas.

 

Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio