sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

12.10.2020 | INTERNACIONAL - por Cleiton Evandro dos Santos - AgroDados/Planeta Arroz

Bath fortalecido e baixa produção de arroz prejudicam exportações tailandesas

Para repetir o ano passado, tailandeses precisariam vender, em três meses, média superior a 500 mil toneladas

A Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia disse na segunda-feira que a exportação do grão do país deve cair este ano de 7,5 milhões de toneladas estimadas em 130 bilhões de baht (4,138 bilhões de dólares) no ano passado para 5 milhões de toneladas estimadas em 115 bilhões de baht (US $ 3,66 bilhões).

O presidente da associação, Chookiat Ophaswongse, atribuiu a queda ao fortalecimento do baht tailandês, moeda local, e à baixa produção.

O preço do arroz branco tailandês está atualmente em cerca de 490 dólares americanos por tonelada, em comparação com o arroz branco vietnamita a 460 dólares americanos por tonelada, o indiano a 370 dólares americanos por tonelada e o de Mianmar a 420 dólares americanos por tonelada, disse Chookiat.

“Por exemplo, a Malásia comprou apenas 40.000 toneladas de arroz branco tailandês este ano, em comparação com as 400.000 toneladas habituais por ano”, disse Chookiat, acrescentando que “o país migrou para compras do Vietnã, Índia e Mianmar”.

O presidente da associação disse que as Filipinas importaram 1,8 milhão de toneladas de arroz neste ano, das quais 1,7 milhão de toneladas vieram do Vietnã e apenas cerca de 60 mil toneladas vieram da Tailândia.

Ele disse que as Filipinas costumavam importar cerca de 500 mil toneladas tailandesas até então. Separadamente, a Tailândia exportou 4 milhões de toneladas de arroz nos primeiros nove meses deste ano, com uma média de entre 300.000 e 400.000 toneladas mensais.

“Portanto, se quiser atingir a meta de 6,5 milhões de toneladas, teria que vender pelo menos 500.000 toneladas por mês, o que é muito improvável”, disse Chookiat.


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio