Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

07.10.2020 | SAFRA - por IRGA

Cultivar IRGA 431 CL na safra 2019/2020

A Circular objetiva mostrar o desempenho da cultivar IRGA 431 CL no seu primeiro ano de cultivo comercial

imagem Desempenho da cultivar IRGA 431 CL na safra 2019/20 é o tema da nova Circular do Irga Foto: Arte: Raquel Flores/Irga
 

Com o tema “Desempenho da cultivar IRGA 431 CL na safra 2019/2020: Manejo para alta produtividade e qualidade de grãos”, a sétima Circular Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz foi lançada nesta segunda-feira (5). O estudo é de autoria dos engenheiros agrônomos Fernando Fumagalli Miranda, Júlio Uriarte e Glaciele Barbosa Valente, junto com a meteorologista Jossana Ceolin Cera.

A Circular objetiva mostrar o desempenho da cultivar IRGA 431 CL no seu primeiro ano de cultivo comercial, destacando o manejo para uma alta produtividade e qualidade de grãos. Para isso, extensionistas da DATER/Irga acompanharam 215 lavouras, totalizando 8.195 hectares, o que corresponde a 10,3% do total da área semeada com essa cultivar no Estado.

Os resultados obtidos pelas equipes de Pesquisa e Extensão do Irga resultaram em um avanço no entendimento do manejo para a expressão do potencial produtivo e qualidade de grãos da cultivar. Esses resultados foram reunidos nesta Circular Técnica e serve como complemento a Circular No. 02/2019, intitulada IRGA 431 CL: Resistência à brusone e excelente qualidade de grão.

O instituto já lançou outras seis circulares: “Manejo da adubação nitrogenada de cobertura no arroz irrigado no Sul do Brasil”; “Irga 431 CL: resistência à brusone e excelente qualidade de grãos”; “A lavoura arrozeira – bem conduzida – contribui para reduzir a emissão de gazes de efeito estufa”; “A quebra da resistência à brusone e o manejo de doenças em arroz irrigado”; “Compactação do solo: um dos grandes desafios para o cultivo da soja em terras baixas”; e “Milho no contexto da lavoura arrozeira: potencialidades, desafios e avanços”.

A Circular Técnica é um posicionamento institucional da autarquia. A primeira foi lançada em julho do ano passado. A Comissão de Pesquisa do Irga listou aproximadamente 20 assuntos que, no futuro, serão transformados em circulares. O projeto gráfico e a diagramação são de autoria da servidora Raquel Flores.

 

Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2021 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio