sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

17.07.2020 | TECNOLOGIA - por Sociedade Norte-Americana de Agronomia

Criar novas variedades de arroz ajudará agricultores na Ásia

A equipe de pesquisa identificou as principais características agronômicas para o alto rendimento do arroz de curta duração (SDR) que auxiliarão os esforços futuros de melhoramento

imagem Teste de criação de arroz de curta duração no Irri, em Los Baños, nas Filipinas Foto: PHYO LP WON

Após entrevistar pequenos agricultores no sul e sudeste da Ásia, uma das principais necessidades mencionadas é o desenvolvimento de variedades de arroz de menor duração, com apenas 100 dias da semeadura à colheita. Alguns agricultores querem ter mais tempo para se preparar para a safra da próxima temporada, enquanto outros estão preocupados com a água de irrigação que escorre durante a estação seca. Outro benefício em países como as Filipinas é reduzir o risco de condições climáticas adversas (por exemplo, tufões) que afetam a colheita em comparação com variedades de maior duração.

Em um artigo publicado recentemente na Crop Science , um grupo diversificado de pesquisadores do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), composto por engenheiros agrônomos, fisiologistas e criadores, relatam as linhas avançadas de alto rendimento e maturação anterior para a Ásia tropical. As linhas foram desenvolvidas a partir do oleoduto de criação de arroz irrigado do IRRI.

A equipe de pesquisa identificou as principais características agronômicas para o alto rendimento do arroz de curta duração (SDR) que auxiliarão os esforços futuros de melhoramento. O grupo de cientistas descobriu que a baixa proporção de fonte para pia era a principal restrição de rendimento do SDR e sugeriu que o melhoramento visasse aumentar a capacidade da fonte durante o enchimento de grãos. É importante ressaltar que algumas novas linhas de reprodução SDR renderam 11-38% mais altas que a variedade mais popular de curta duração. Tomadas em conjunto, essas descobertas indicam um enorme potencial para o desenvolvimento de variedades melhoradas de arroz de curta duração no futuro.


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio