Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
banner5

notícias

22.05.2020 | ALIMENTAçãO - por Unesp

Pesquisa com biscoito de farelo de arroz quer provar benefícios

utricionista do IBB busca observar efeito do cereal no metabolismo das pessoas

imagem Pesquisa é conduzida pela nutricionista Carla Beatriz Di Lazaro Foto: Divulgação

Biscoitos são sempre uma boa pedida para saciar a fome ao longo do dia, certo? Porém, a maioria (principalmente os fabricados de forma industrializada) não são tão saudáveis assim. Mas e se você ficasse sabendo de um biscoito que poderia, sim, ajudar na sua saúde. Você estaria disposto a provar?

É o que propõe uma pesquisa conduzida por Carla Beatriz Di Lazaro, nutricionista e aluna de doutorado pelo programa de Biotecnologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. O projeto busca observar a influência do consumo de biscoitos com farelo de arroz no metabolismo das pessoas.

Segundo Carla, o farelo de arroz (gerado no processo de beneficiamento do cereal) é um alimento rico em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos. Com atividade antioxidante e anti-inflamatória, ou seja, que previnem o desenvolvimento de doenças, principalmente as mais crônicas.

“O farelo de arroz também tem ações comprovadas no controle do colesterol e da insulina, além de auxiliar na redução dos sintomas da menopausa, no ganho de massa muscular (para praticantes de exercícios físicos) e no controle de peso”, informa.

A nutricionista explica ainda que maior parte das pesquisas utilizam o farelo de arroz na forma de um suplemento (cápsulas por exemplo). Outras sequer foram feitas com seres humanos.

“Portanto, essa será a primeira pesquisa a avaliar se estes benefícios do farelo de arroz podem ocorrer através do seu consumo em um produto alimentício. No caso, um biscoito. E com diferentes tipos de pessoas”, argumenta.

A formulação do biscoito foi desenvolvida por Carla ao longo de seu mestrado. Além do farelo de arroz, a receita inclui cacau, açúcar mascavo, clara de ovo e fermento. “Escolhi a receita com maior taxa de aceitação para oferecer para os pacientes neste estudo”, conta.




Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

23/05/2020 - antonio carlos garcia rodrigues (camaqua - RS)
Farelo de arroz é normalmente usado para Ração Animal....Seria Interessante conseguir utilizar parta alimentação Humana, pois agregaria mais valor ao produto, sendo o mesmo a Matéria Prima destes...

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio