Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
banner5

notícias

22.05.2020 | SAFRA - por Só Notícias / MT

Mato Grosso alcança maior produtividade e produz mais de 400 mil toneladas de arroz

O aumento na produção pode ser explicado pelo ganho de produtividade,

imagem Apesar da área menor, rendimento garante avanço produtivo no MT Foto: Herbert de Souza

A produção de arroz em Mato Grosso terá aumento na safra 2019/20, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O último levantamento feito pelo órgão estima que o Estado produzirá 402 mil toneladas do cereal, 3,8% a mais que na última safra (387 mil toneladas).

O aumento na produção pode ser explicado pelo ganho de produtividade, já que a área destinada ao plantio do arroz em Mato Grosso diminuiu 2,1%, passando de 121,3 mil para 118,8 mil hectares. A Conab classifica a produtividade média mato-grossense prevista para a safra 2019/2020 como “excelente”.

“Excelente produtividade média tem sido registrada devido a maiores investimentos realizados na cultura, a maiores pacotes tecnológicos empregados e às condições climáticas bastante favoráveis ao longo de toda a safra. Ainda que alguma diminuição no rendimento seja observada no que diz respeito aos talhões finais da cultura, fato considerado como dentro da normalidade, a produtividade média obtida é de 3.388 kg/ha, 6% maior que a temporada passada”.

Conforme a companhia, a maioria dos produtores tem optado pelo plantio do arroz de sequeiro em Mato Grosso. Esse tipo de cultivo ganhou espaço na área plantada, que aumentou de 110 mil hectares para 112 mil hectares, entre as duas safras.

Com produtividade média de 3,4 mil quilos por hectare – também acima do que foi registrado na safra anterior -, a previsão de produção do arroz de sequeiro é de 382 mil toneladas, 6,8% a mais que em 2018/19.

Já a área cultivada com arroz irrigado perdeu 40% do espaço em Mato Grosso, encolhendo de 10,9 mil para 6,4 mil hectares. Apesar de uma produtividade 17,2% maior, que deve chegar a 3,1 mil quilos por hectare, a produção deve ser 31% menor, atingindo 20,4 mil toneladas.




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio