Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
banner5

notícias

21.05.2020 | ANáLISE DO MERCADO INTERNACIONAL - por Cleiton Evandro dos Santos - AgroDados - Planeta Arroz

Preços do arroz na Ásia aumentam ao limite de um ano

Cotações da Tailândia aumentam um pouco, os preços do Vietnã mantêm a alta de um ano

imagem Após o lockdown e as dificuldades de logística, Ásia começa a voltar à normalidade Foto: Divulgação

Os preços do arroz na maior exportadora da Índia atingiram o pico de mais de um ano nesta semana, impulsionados pela forte demanda dos países africanos e asiáticos, enquanto um ciclone danificou algumas culturas em Bangladesh.

O ciclone Amphan, que atingiu o leste da Índia e Bangladesh na quarta-feira, danificou as plantações em 176.000 hectares em Bangladesh, disse o ministro da Agricultura, Abdur Razzaque.

Mas como a colheita da safra de verão está quase completa nos distritos costeiros, o impacto seria limitado.

O parboilizado, 5% quebrados, da Índia <RI-INBKN5-P1> aumentou para $ 385- $ 389 por tonelada, a maior cotação desde abril de 2019, dos $ 380- $ 385 da semana passada.

"Os compradores preferem o arroz indiano devido aos preços mais baixos", afirma um exportador de Mumbai com uma empresa de comércio global.

A Malásia contratou importação de um recorde de 100.000 toneladas de arroz da Índia para embarque neste mês e no próximo.

Uma fraca rúpia indiana que ampliou as margens das vendas no exterior aumentou ainda mais os preços internamente, disseram os exportadores.

Enquanto isso, um baht mais forte, que atingiu uma alta de mais de dois meses na quinta-feira, elevou a referência do arroz da Tailândia, 5% de quebrados, <RI-THBKN5-P1>, para $ 480- $ 505 em comparação aos $ 480- $ 485 da semana passada.

"A taxa de câmbio levou a algumas flutuações de preços, mas a tendência geral é que os preços continuem caindo, porque a chuva diminuiu as preocupações do mercado com a oferta", assegurou um trader de arroz de Bangkok.

Como os preços do arroz tailandês recuaram dos máximos do mês passado, que foram os mais altos em quase sete anos devido à seca, a demanda se recuperou um pouco, disseram traders.

"Houve recentemente algumas vendas para países como o Japão, mas esses não são grandes negócios", explicou outro trader de Bangkok, acrescentando que não há grandes acordos à vista.

As cotações para o arroz 5% quebrados do Vietnã, <RI-VNBKN5-P1>, mantiveram-se perto da alta de um ano, de US $ 450 a US $ 460 por tonelada.

"A alta demanda, juntamente com a baixa oferta, fixaram os preços nessa alta (de um ano)", disse um trader de Ho Chi Minh. "Espera-se que novos suprimentos estejam no mesmo nível da safra anterior da primavera-inverno".(Com agências internacionais)




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio