sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

20.02.2020 | INICIATIVA - por Cleiton Evandro dos Santos - AgroDados - Planeta Arroz

Arrozeiros de Alegrete lançam o Programa Arroz Faz Bem

Incentivar o consumo de um produto saudável e que tem forte impacto social, econômico e ambiental na Fronteira Oeste é a meta dos rizicultores

imagem Presidente Fátima Marchezan apresenta a proposta à sociedade alegretense Foto: Santieri/AAA

 Produzir o arroz nosso de cada dia, incentivar a adoção de tecnologias, trazer informações de mercado e canalizar as demandas setoriais é algo que os associados e a Associação dos Arrozeiros de Alegrete já fazem, e muito bem, a ponto de tornarem-se uma das referências no assunto no Brasil. No entanto, os produtores querem mais, e numa iniciativa pioneira a entidade passou a promover também o consumo do arroz sob a ótica da saudabilidade. Cientificamente está comprovado que o arroz faz bem à saúde, e os arrozeiros de Alegrete resolveram mostrar isso por meio de um programa que leva exatamente esse nome.

O Programa Arroz Faz Bem foi lançado nesta quarta-feira, 19, em Alegrete, num evento prestigiado pela comunidade e autoridades e cadeia produtiva. A presidente Fátima Marchezan, da Associação de Arrozeiros, explica que além dos benefícios para a saúde, por ser nutritivo e sem glúten, a cultura do arroz ajuda a economia do município e do Estado, gerando recursos, empregos e renda. “Também reserva água e produz um grão de qualidade e sem contaminações para a mesa das famílias brasileiras e de 114 países que importam o nosso grão”, explica a dirigente.

Alguns dos princípios da entidade são informar a sociedade em geral sobre a importância do produto e seus derivados; mostrar que há valores ambiental, econômico, nutritivo e social, nos âmbitos produtivo, industrial, comercial e serviços, que são fundamentais para a sustentabilidade regional. E além disso, é meta do programa valorizar os empresários rurais produtores de arroz, o papel social da equipe da Panela Campeira, mantida pela entidade e que realiza trabalhos sociais e promoção do consumo por meio do tradicional arroz-de-carreteiro que serve, em alguns eventos, para mais de mil pessoas. “Também buscamos fortalecer cada vez mais a liderança político empresarial da Associação dos Arrozeiros de Alegrete”, acrescenta Fátima Marchezan.

O evento foi muito prestigiado por autoridades, lideranças, empresas e comunidade em geral. A difusão das qualidades nutricionais do arroz é uma das demandas do setor para incentivar o consumo do grão, que está em queda no país.

Outra boa notícia, a partir da iniciativa alegretense, é que outras três associações das regiões da Campanha e Fronteira Oeste estão interessadas em adotá-lo. Além da divulgação massiva de informações sobre o arroz, inclusive por iniciativas junto às escolas, entidades sociais e população em geral, a associação realizará eventos especificamente para destacar a importância do grão para Alegrete.


Enviar notícia para um amigo

comentários (2)

21/02/2020 - Erasmo Germinare (Adamantina - SP)
Boa noite, li essa matéria e achei muito importante a iniciativa de informar o público sobre os benefícios do arroz e a questão de não fazer mal a saúde como o pessoal pensa.

No programa da Rita Lobo no GNT ela fala muito que a alimentação do dia dia, arroz e feijão é boa pra saúde, poderia se pensar em algo pra aumentar a divulgação nesse sentido.
26/02/2020 - Fernando José Rios de Melo (Rio de Janeiro - RJ)
Parabenizo a Associação dos Arrozeiros de Alegrete pela iniciativa do programa 'Arroz Faz Bem', espero que este embrião se espalhe para todas as associações no estado do RS para que juntas possam em breve tempo expor na grande mídia os inúmeros benefícios da alimentação a base de arroz(se for junto com feijão então imbatível) notadamente agora que já se sabe que alimentos processados à base de gordura hidrogenada serão fortemente combatidos.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio