sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

10.02.2020 | SAFRA - por Cleiton Evandro dos Santos - AgroDados - Planeta Arroz

Dias decisivos para a orizicultura

Abertura Oficial da Colheita do Arroz define a agenda anual e a mobilização em torno das causas do setor

imagem Velho: diversificar é a saída Foto: Fagner Almeida/Divulgação

Principal evento político-setorial e tecnológico da lavoura orizícola, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, acontecerá em Capão do Leão, junto à Estação de Pesquisas em Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, de 12 a 14 de fevereiro. É o segundo ano que o evento ocorre no mesmo local, graças ao nível de influência da Zona Sul na orizicultura gaúcha.

Além de contar com a sede da Embrapa, a região tem o único porto gaúcho, que escoa mais de 1 milhão de toneladas de arroz por ano safra, é o maior polo industrial do setor da América do Sul, tem obtido as melhores produtividades médias, é uma referência em diversificação e intensificação das lavouras e tecnologias, e ainda é polo de empresas de automação industrial e produtos diversificados a base de arroz.

“A escolha de Capão do Leão passa pelo fato de o município estar junto à Pelotas, que tem uma estrutura invejável para receber os visitantes e com diversas opções de visitação em torno da evolução da cultura e do seu processamento”, explica Alexandre Azevedo Velho, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), promotora do evento. A expectativa é de reunir pelo menos 8 mil pessoas ligadas à lavoura arrozeira. A 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz (e grãos em terras baixas) tem como tema central nesta edição a “Intensificação para a Sustentabilidade”.

Por isso, além de todas as tecnologias mais modernas e eficazes para a rizicultura, foram ampliadas as áreas com soja em várzea e pastagens para a pecuária. “O fato de acontecer duas vezes na mesma área vai permitir demonstrar melhor as experiências de manejo e a condução das áreas durante o inverno”, explica André Mattos, coordenador do Irga na Zona Sul. As atenções também estarão voltadas ao uso de drones e aviões na aplicação de defensivos, de pivô central para irrigação de lavouras de arroz, soja e pastagens.

A Embrapa, que sediará o evento, vai lançar a cultivar BRS A705, que é uma evolução da BRS Pampa, e tem mais resistência ao acamamento com alta qualidade de grãos, apresentará a sua nova chefia-geral na unidade de Clima Temperado, vitrines tecnológicas. Será lançado, também, o aplicativo para dispositivos móveis PlanejArroz: a decisão na palma de sua mão, um software que simula a expectativa de produtividade de grãos ao usuário, além de trazer informações referentes ao aos estádios de desenvolvimento das plantas, visando o manejo da cultura. O software é um trabalho conjunto entre Irga, Inmet e UFSM. 

Fique de olho

É esperada a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e de representantes dos ministérios da Economia, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “A presença dos técnicos nos é relevante porque conhecerão mais o setor, por essa radiografia que o evento permite, e porque eles são essenciais na hora de fazer as coisas acontecerem. Entre outras coisas estamos buscando um apoio maior do governo federal para estimular as exportações, que é nossa prioridade este ano”, explica Alexandre Azevedo Velho.

 


Enviar notícia para um amigo

comentários (2)

10/02/2020 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Não vejo nossas entidades de classe apresentar uma planilha ou projeção dos custos dessa safra que hora se inicia. Falam em projeções de colheita. Depois os preços caem durante a colheita e bate o desespero!!! De nada adianta vender arroz a R$ 50 se os custos se nivelam!!! Alô pessoal... Quanto custará produzir um saco de arroz na safra 2019/2020 ??? Alguém já sabe... Deveriam!!!
10/02/2020 - Edereson Diehl ( - AC)
Esse ano só o evento mesmo da abertura da colheita como relevância, pq com atrasos no plantio, colheita Memo só em abril. Por enquanto só os pré germinados pontuais. Teremos garantia de preço , acho q não. Q cada um se planeja reduzindo mais área de arroz substituindo por soja ou gado. SDS.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar
gluten3
Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio