sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

01.11.2019 | PLANETA NEWS - por Cleiton Evandro dos Santos

Planeta News

 

Arroz do imperador

O imperador do Japão, Naruhito, segue a tradição de monitorar no Palácio Imperial de Tóquio as etapas do cultivo do arroz, introduzido pelo seu avô Hirohito para a realeza nipônica refletir sobre o trabalho árduo dos agricultores do país. Naruhito colheu 100 plantas que semeou logo depois que subiu ao trono de Crisântemo, em maio passado, pela abdicação do pai Akihito. Em novembro, em Ise Jingu, província de Mie, participa da importante cerimônia Daijosai, única no reinado, e oferecerá arroz recém-colhido em diferentes regiões do país ao ancestral Amaterasu Omikami. É o Grande Dia de Ação de Graças.

Conferência

A Estação de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, receberá 200 pesquisadores na 7ª Conferência Internacional de Arroz de Clima Temperado, de 9 a 12 de fevereiro de 2020. Será a primeira edição no Brasil e ocorrerá nos dias que antecedem a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, aproveitando a estrutura. Além das vitrinas e lavouras, os cientistas estrangeiros visitarão o Porto de Rio Grande, indústrias em Pelotas e a Granja 4 Irmãos, em Rio Grande, para acompanharem o processo produtivo gaúcho e as tecnologias aplicadas. São esperados pesquisadores do Mercosul, da Ásia, da Oceania, da Europa e da América do Norte. A evolução no melhoramento genético e o controle de pragas, doenças e invasoras são temas centrais do encontro científico, segundo o coordenador André Andres.

Broto

A indústria Broto Legal inaugurou em 23 de outubro, em Uruguaiana, a nova unidade da empresa, adquirida pelo Grupo Cinel Alimentos, uma das grandes beneficiadoras de grãos do Brasil e do Paraguai. A estrutura, às margens da BR-472, na localidade de Touro Passo, é a segunda filial da empresa no sul e a terceira no país. Foi orçada em R$ 40 milhões e ampliará a capacidade de produção da Broto Legal em 30%.

Novo chefe

 

Na Embrapa desde 1979, o pesquisador e doutor em melhoramento de plantas Elcio Perpétuo Guimarães assumiu no último dia 28 de outubro a chefia geral da unidade de Arroz e Feijão, em Santo Antônio do Goiás (GO). Élcio já atuou como diretor regional de pesquisas no Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), na Colômbia, por 13 anos e outros nove anos atuou na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na Itália. Sua equipe diretiva é formada por Thiago Lívio, Roselene de Queiroz e Fernando Magela. 

WeedOut   

A revista e site Planeta Arroz e o site WeedOut firmaram parceria no sentido de ampliarem a divulgação de informações sobre proteção de cultivos, em especial na área de controle de plantas daninhas. WeedOut é um site especializado no tema idealizado pela doutora em agronomia Keli Souza da Silva, que acompanha o desenvolvimento e testes em diversos tipos de herbicidas no país. Com sua experiência, elucida não apenas as fórmulas e as maneiras de agir de cada insumo, mas seus efeitos, o manejo de aplicação, o impacto do produto sobre o cultivo comercial, o meio ambiente e, em especial, sobre a planta invasora e/ou resistente. O site ainda disponibiliza aplicativos que facilitam o trabalho do agricultor. Entra lá: www.weedout.com.br ou acesse www.planetaarroz.com.br.

Abertura catarinense 

Será em Turvo, no sul do estado, no dia 11 de fevereiro de 2020, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina. A responsabilidade pela organização do evento será da Coopersulca. O local do início simbólico da colheita catarinense será a propriedade do associado Mário Valentim Bez Batti, à margem da SCT-285, próximo ao limite com o município de Ermo, na comunidade de Livramento.

Federarroz 30 anos 

 

Criada em 5 de setembro de 1989, numa assembleia de arrozeiros em São Sepé, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) comemora em 2019 seus 30 anos. Entre as homenagens destacou-se a da Assembleia Legislativa, que dedicou à entidade o grande expediente da sessão do dia 24 de setembro por iniciativa do deputado Frederico Antunes. Representantes de todos os partidos se manifestaram e lembraram, para um auditório lotado, a trajetória de lutas da entidade. O atual presidente, Alexandre Azevedo Velho, recebeu cumprimentos de políticos e dirigentes da cadeia produtiva e destacou o trabalho dos sete presidentes que o antecederam e os desafios que a entidade teve e ainda tem na defesa permanente dos interesses dos arrozeiros e da cadeia produtiva. 

Arrozeira Marina 

Perto de completar seus 60 anos, a Arrozeira Marina, concessionária Stara em Cachoeira do Sul (RS) há oito anos, comemora o sucesso da semeadeira-adubadora Guapa, específica para a cultura do arroz, e das novas linhas de pulverizadores Imperador 3000, 4000 e 3.0 na região. A empresa é uma das mais tradicionais da Região Central gaúcha e atende em dois endereços. Para 2020, quando completa 60 anos, lançará o projeto das novas instalações centralizadas na Avenida Marcelo Gama/BR 153. “É um investimento para atender ainda melhor os nossos clientes”, antecipa o sócio e gerente de vendas Cassiano Preuss Nunes. Segundo ele, um diferencial da relação com a Stara e seus produtos é o fato de ambas as empresas terem o DNA familiar e a prioridade pelo desenvolvimento de tecnologia própria. O site é www.arrozeiramarina.com.br e o telefone é (51) 3722-2207.

EDIÇÃO 72

publicado na edição

EDIÇÃO 72
Novembro de 2019

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio