sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

01.11.2019 | PESQUISA

Reforço nas cultivares

BASF anuncia novas variedades INTA CL e seus primeiros híbridos

imagem Variedades INTA: produtividade e qualidade de grão são diferenciais

 A safra 2020/21 ampliará o leque de opções de cultivares de arroz irrigado. A BASF já antecipou para a cadeia produtiva o lançamento de nova variedade e ao menos dois híbridos direcionados ao cultivo na próxima temporada. Da família e portfólio das cultivares Puitá e Guri CL, com genética do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta) da Argentina, a multinacional líder em proteção de cultivos já produz sementes da variedade Memby Porá Inta CL (de Clearfield) para oferecer aos agricultores gaúchos. O nome, em guarani, quer dizer “filho bonito”.

Para os arrozeiros e a indústria, o que importa são as características das plantas e do grão, como alta produtividade e qualidade, tradicionais nas cultivares INTA. Segundo Felipe Gutheil Ferreira, do desenvolvimento de mercados da BASF, a variedade apresenta como diferenciais maior tolerância ao frio no períodoinicial do cultivo, alta resistência ao acamamento e ciclo de 125 dias.

Ferreira explica se tratar de um material CL de segunda geração, isto é, tolerante ao Kifix e ao Only. Para quem pretende plantar mais cedo, em setembro, com temperaturas do solo e da água mais baixas, poderá ser uma interessante ferramenta por causa do seu ótimo vigor inicial. Uma vitrina será apresentada na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão (RS), para apresentar mais detalhes aos arrozeiros gaúchos.

A variedade é suscetível a brusone, mas mantém a tradição de alta qualidade de grão dos produtos da parceria INTA/BASF. “Por isso recomendamos o manejo preventivo, priorizando semeadura de setembro a outubro, densidade de 80 a 90 quilos por hectare, foco na qualidade da semente adquirida, equilíbrio nutricional, manejo eficiente de irrigação e ações que são do conhecimento do rizicultor e da assistência técnica para mitigar os riscos”, enfatiza Ferreira.
Híbridos

Em Penedo (AL), avança a produção de sementes de cultivares de arroz híbrido da BASF para a safra 2020/21. O trabalho é coordenado pelo chinês Lianfang Wang, há 15 anos no Brasil trabalhando no desenvolvimento do material genético em programas que envolveram a Fazenda Ana Paula, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e, mais recentemente, a parceria da BASF e AP Arroz.

Segundo Wang, a qualidade de grãos e os aspectos agronômicos do novo híbrido surpreenderão o mercado. A BASF pretende em até 10 anos alcançar 25% de participação no mercado nacional de sementes de arroz com até 10 cultivares híbridas. Rogério Diacov, gestor de projetos da empresa, acredita que os padrões alcançados poderão superar muitas variedades em diversos aspectos..

Lianfang Wang: híbridos vão surpreender o mercado

EDIÇÃO 72

publicado na edição

EDIÇÃO 72
Novembro de 2019

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio