Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

22.01.2020 | INTERNACIONAL - por Grainmart News

Tensão e sanções ao Irã preocupam a indústria de arroz da Índia

Com as tensões entre EUA e Irã em alta, a Associação de Exportadores de Arroz da Índia (AIREA) aconselhou os exportadores a suspenderem as vendas

A indústria do arroz Basmati está em pânico desde que o Irã passou a atrasar os pagamentos.

O pagamento pendente de exportação de arroz basmati para o Irã aumentou para mais de Rs 15 bilhões de rúpias indianas (Rs) ou Rs 1500 crores. 

Com as tensões entre EUA e Irã em alta, a Associação de Exportadores de Arroz da Índia (AIREA) aconselhou os exportadores a suspenderem as vendas de arroz para o Irã. Os negociantes ainda estão aguardando o pagamento de cerca de 9 bilhões de rúpias de negócios realizados até junho de 2019.

A autoridade setorial alertou os empresários para não executarem nenhuma remessa até que a situação se defina e aconteçam pagamentos. De abril e novembro de 2019 a Índia exportou 236 mil toneladas de arroz basmati no valor de 17,700 bilhões de rúpias.

Depois disso apenas uma quantidade no valor de Rs 4,500 milhões de rúpias foi encaminhada ao Oriente Médio. O presidente da AIREA, Nathi Ram Gupta, afirmou que mesmo as exportações de duas mil toneladas de arroz encomendadas pelo governo iraniano por meio da carta de crédito estão paradas nos portos.

O órgão comercial prevê cerca de 15 bilhões de Rs sem pagamento. O atraso nas exportações diminuirá os preços deste tipo especial de arroz, o que resultaria na queda da renda dos agricultores e afetaria agudamente a indústria do basmati.

Irã o maior importador

Apesar da abertura de novas propostas públicas internacionais de compra do arroz basmati pelo Irã, o comércio deve ser severamente afetado em 2020. O arroz é o cereal básico do país do Oriente Médio, que é o maior importador de arroz basmati indiano. Os iranianos são responsáveis por mais de um terço do total das exportações deste tipo de arroz da Índia.

Embora o Irã tenha importado 1,48 milhão de toneladas de basmati da Índia em 2018-19, este ano as importações devem cair. Os exportadores estão evitando correr mais riscos devido às hostilidades entre os EUA e o Irã.

Futuro da indústria de arroz Basmati?

O Irã importou meio milhão de toneladas de arroz até outubro de 2019. A crescente tensão entre os EUA e a República Islâmica provavelmente atingirá a indústria indiana. Além disso, o governo indiano está planejando uma fonte alternativa de suprimento de petróleo bruto, desde novas sanções dos EUA. As autoridades esperam negociar com a região da Ásia Ocidental para reduzir a dependência dos países do Golfo.

No total, com os pagamentos em atraso elevados, a indústria do arroz basmati pode sofrer uma queda em meio às sanções do Irã e à tensão política.




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio