Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

21.01.2020 | SAFRA - por Cleiton Evandro dos Santos - AgroDados - Planeta Arroz

Exportações de arroz devem cair para o menor nível em sete anos

Depois de alcançar 10 milhões de toneladas, Tailândia regrediu para 7,8 milhões em 2019

imagem Valorizado, o arroz Tailandês está perdendo mercado para seus concorrentes Foto: Investvine

Prevê-se que as exportações de arroz da Tailândia em 2020 caiam para o menor nível em sete anos, disse o grupo de exportadores de arroz do país na quinta-feira, já que o baht, moeda local, forte reduz a competitividade contra outros fornecedores mundiais. A s exportações da Tailândia, o segundo maior exportador mundial de commodities depois da Índia, devem cair para 7,5 milhões de toneladas este ano, disse a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia. Esse seria o menor volume desde que a Tailândia exportou 6,6 milhões de toneladas de arroz em 2013.

A previsão sombria veio depois que a Tailândia ficou aquém de sua meta inicial de 2019 ao exportar 7,8 milhões de toneladas de arroz no ano passado.

Os volumes de exportação de arroz tailandês caíram por dois anos consecutivos desde que atingiram um recorde de 11,60 milhões de toneladas em 2017.

"Estamos otimistas quando damos a previsão de 7,5 milhões de toneladas", disse Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da associação de exportadores, à Reuters.

"Este ano parece pior que o anterior, por causa de diferenças de preço ainda mais aparentes."

Os preços de referência para o arroz com 5% de quebrados no país permaneceram altos até 2020, depois de negociar no mercado mundial por parâmetros significativamente mais altos do que a variedade concorrente vietnamita ao longo de 2019, principalmente porque o baht aumentou em valor em relação a outras moedas. 

Os preços tailandeses foram cerca de US$ 75,00 mais altos por tonelada do que as cargas vietnamitas na semana passada.

O baht foi a moeda de melhor desempenho da Ásia em 2019, valorizando quase 9%

Atualmente, está sendo negociado próximo ao valor mais alto em mais de seis anos.

A seca - que foi declarada em 18 províncias nas regiões agrícolas central, norte e nordeste - também ameaça reduzir a oferta em 2020, elevando os preços locais do arroz.

A estação seca começou em novembro e geralmente dura até abril, embora as autoridades tenham dito que poderia continuar até junho deste ano.

No início deste mês, o Departamento de Agricultura dos EUA estimou a produção total da Tailândia este ano em 18,5 milhões de toneladas de arroz beneficiado, queda de 9% em relação ao ano passado.)No ano passado, o Ministério do Comércio fez uma previsão semelhante para as exportações de arroz para 2020 de 8 milhões de toneladas. (Com agências internacionais)  


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio