Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

05.12.2019 | AGRONEGóCIO - por SEAPDR

Câmara do Mercosul e Comércio Exterior fortalece setor

A apresentação da Câmara Temática ficou a cargo do diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti

imagem Foto: Emerson Foguinho / Seapdr

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realizou na terça-feira (3) a reunião inaugural da Câmara Temática do Mercosul e Comércio Exterior, em evento realizado no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. O secretário Covatti Filho apresentou um panorama sobre a produção agropecuária gaúcha e o comércio exterior e destacou a importância deste novo fórum de discussão, criado pelo Departamento de Políticas e Desenvolvimento Rural da Seapdr.

“A Câmara Temática do Mercosul e Comércio Exterior vai fornecer subsídios técnicos aos agentes políticos do Estado junto ao governo federal para tratar das reivindicações dos setores componentes deste fórum, para buscar uma melhor relação comercial entre os países do Mercosul e, principalmente, um fortalecimento e incremento das exportações do agro gaúcho”, disse Covatti Filho.

A apresentação da Câmara Temática ficou a cargo do diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti, que destacou a abrangência do fórum criado. “A câmara engloba os mais variados setores da agropecuária gaúcha, porém pretendemos trabalhar com grupos de trabalho nas questões específicas de cada segmento”, detalhou.

O Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro nas exportações do agro, com R$ 46,4 bilhões. Entre os produtos mais exportados estão carnes, couros, animais vivos (exceto pescados), o complexo soja e produtos florestais.

A Câmara Temática Mercosul e Comércio Exterior foi criada pelo Decreto nº 54.770, de agosto de 2019, e tem entre seus objetivos subsidiar políticas públicas em âmbito estadual e federal, estimular a prospecção de novos mercados, avaliar situações problemáticas, buscar soluções e antecipar-se para evitar crises e reduzir assimetrias existentes na produção, comercialização e industrialização de produtos agropecuários.

A reunião inaugural contou com a participação de representantes das seguintes entidades: Fiergs, Farsul, Famurs, Fetag, Federarroz, Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Asgav, Associação dos Produtores de Milho, Afubra, Acsurs, Arco, Instituto Brasileiro de Erva-Mate, Sindilat, Sinditrigo, Sinditabaco, Sindimate, Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos, Sindimadeira, Ageflor, Cohab, Irga, Emater-RS, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Brde e Ministério das Relações Exteriores.




Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

05/12/2019 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Bloquinho com os dias contados... O Brasil é grande e tem q pensar grande... BRICS, União Européia, Ásia (Japão e China), América do Norte... Esses outros países que se virem... Querem ser socialistas... Que sejam... O Brasil quer e precisa crescer!!! Exportando produtos agrícolas. E não tendo que trazer a comida deles para vender máquinas para lá!!! O Brasil só vai ser grande se pensar grande!!!

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio