Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

06.11.2019 | MEIO AMBIENTE - por Embrapa Meio Ambiente

Embrapa apresenta dados de fatores de emissão de gases de efeito estufa provenientes de atividades agropecuárias

Evento acontecerá em Osaka, no Japão

A pesquisadora Magda Lima, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), participa da 17ª Reunião de Especialistas em Dados para o Banco de Dados de Fatores de Emissão do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (Ipcc), que será realizada em Osaka, Japão, de 12 a 13 de novembro de 2019.

Nesta reunião, a pesquisadora apresentará resultados de experimentos de mensuração de gases de efeito estufa em sistemas de produção de arroz irrigado por inundação e de produção animal conduzidos no país, para fins de submissão de fatores de emissão específicos ao referido Banco de Dados. Magda explica que a geração de dados sobre fatores de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário constituem elementos-chave ao aprimoramento de estimativas nacionais.

Conforme a pesquisadora, "o Ipcc mantém uma base de dados de fatores de emissão de gases de efeito estufa, o Efdb, que tem como principal objetivo o armazenamento e o intercâmbio de informações sobre fatores de emissão e outros parâmetros necessários para estimar as emissões e remoções nacionais de gases de efeito estufa".

"Esta informação é importante especialmente para países em desenvolvimento, que geralmente não têm dados disponíveis suficientes sobre fatores de emissão ou recursos para desenvolver este conjunto de dados", explica Magda. Por isso, é importante também que as estimativas de emissão e de remoção de gases de efeito estufa reflitam a verdadeira situação em um país, pois essas estimativas são usadas não apenas para relatórios de inventários nacionais, mas também para o desenvolvimento de políticas nacionais de mudança climática.

O Efdb constitui uma biblioteca onde os usuários podem encontrar fatores de emissão e outros parâmetros com documentação de base ou referências técnicas que podem ser usadas para estimar as emissões e remoções de gases de efeito estufa. "A responsabilidade de usar essas informações adequadamente sempre permanecerá com os próprios usuários, esclarece a pesquisadora.

Para melhorar a cobertura e a integridade dos dados no banco de dados da Força-Tarefa do Ipcc sobre Inventário de Gases de Efeito Estufa (Ipcc TFI), o Ipcc vem realizando uma série de reuniões de especialistas para considerar e revisar dados para sua inclusão no Efdb. O objetivo geral destas reuniões específicas é identificar, selecionar e aprovar dados sobre emissões fatores e parâmetros para estimativas de emissões do setor agrícola a serem incluídos no Efdb.

Cerca de 8 representantes de diferentes instituições participam da reunião, com resultados de fatores de emissão sob diferentes temas, entre eles, carbono do solo, arroz irrigado por inundação, fermentação entérica de ruminantes, solos agrícolas, manejo de dejetos animais e solos agrícolas. Além disso, Magda informa que há ainda outras publicações em elaboração e que resultarão em novos fatores de emissão.

Os resultados apresentados pela pesquisadora foram gerados no âmbito dos Projetos Agrogases e Fluxos (Macroprograma 1 da Embrapa), Redugas e Carboagrp (financiados pela Finep), Abcmonitor (Macroprograma 2 da Embrapa), entre outros financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio