sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

01.08.2019 | TECNOLOGIA

Altas rotações

Basf orienta rotação de culturas e de sistemas produtivos para a longevidade da lavoura de arroz

imagem Produtores e pesquisadores da Basf inspecionam lavoura com tecnologia Provisia nos EUA Foto: BASF

 Alternar o cultivo de arroz e soja numa mesma área é prática que vem ganhando força entre os agricultores de arroz do sul do país. As vantagens da rotação com gramíneas e leguminosas já são conhecidas: reduz a incidência de plantas daninhas, pragas e doenças, melhora a condição de fertilidade do solo, melhora a biota do solo e evita a dependência do agricultor de uma só cultura, além de contribuir com o ajuste de oferta e preços.

A estratégia de rotação ganhará uma versão mais sofisticada nos próximos anos. A Basf, empresa líder em tecnologia para o cultivo de arroz, propõe que além de cultivos, a rotação também inclua dois sistemas de produção de arroz. A empresa que criou o revolucionário sistema de produção de arroz Clearfield® prepara o mercado para o lançamento do sistema de arroz Provisia™.

A proposta da Basf é que uma tecnologia complemente a outra, com a alternância entre os sistemas. Em um ciclo de três anos, o agricultor vai produzir dois anos de arroz e um de soja. “Começa com o de sistema de arroz Clearfield®, depois entra a produção da soja, no terceiro ano será utilizado o sistema de arroz Provisia™ e na sequência o agricultor retorna para o sistema de arroz Clearfield®”, explica Vitor Bernardes, gerente de marketing de arroz e trigo da Basf.

A rotação de cultivos e de sistemas é proposta pela empresa para garantir a longevidade dos cultivos. “Esta será a melhor alternativa para o rizicultor em sustentabilidade, manejo de plantas daninhas e rentabilidade”, completa Bernardes.

INTEGRAÇÃO

Inovação para o controle de plantas daninhas que deve revolucionar a produção do arroz, o sistema de arroz Provisia™ deve chegar ao Brasil nos próximos anos. Ele foi lançado nos Estados Unidos em 2018. Com um arroz não modificado geneticamente (GM), o sistema permite que os agricultores apliquem com segurança o herbicida de amplo espectro para controle em pós-emergência de plantas daninhas, incluindo as resistentes à acetolactato sintase (ALS) e ao arroz vermelho.

Usando esse recurso, os rizicultores podem alternar diferentes mecanismos de ação de herbicidas para um manejo mais sustentável. O lançamento e a integração do sistema de arroz Provisia™ com o sistema de produção Clearfield® é uma inovação com foco na longevidade do cultivo. Outra solução que será lançada pela Basf é o fungicida Seltima®, que está em fase de registro e é destinado ao controle da brusone, considerada a doença que causa mais prejuízos à cultura. A previsão é de que o produto seja comercializado a partir da safra 2021/22.


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar
gluten3
Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio