sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

01.08.2019 | BRASIL

Cada mês menor

Safra nacional acelera tendência de queda na lavoura de arroz

 Confirmando a expectativa setorial, a safra brasileira de arroz 2018/19 foi concluída com uma queda de 13,6% no volume colhido, apresentando o resultado final de 10,428 milhões de toneladas, segundo relatório de julho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As estatísticas mostram que a cada mês os números da colheita estão menores e consolidam os efeitos da redução de área em praticamente todos os estados, mas de forma mais substancial no Rio Grande do Sul, o maior produtor nacional. Os números oficiais indicam uma retração de 76,5 mil hectares nas lavouras gaúchas
.
Os números estimados não devem sofrer grandes alterações até setembro, quando deve ser feita a última pesquisa da temporada, uma vez que apenas algumas lavouras de dimensão menos expressiva são colhidas no segundo semestre do ano no país. Na safra anterior, a colheita somou 12,06 milhões de toneladas de grão limpo e seco. O impacto da área foi decisivo na queda da produção entre as temporadas.

Segundo a Conab, foi cultivado 1,694 milhão de hectares. Desse total, 79,5% (1,347 milhão de hectares) corresponde ao cultivo irrigado e 20,5% (346,9 mil de hectares) em sequeiro. A lavoura brasileira encolheu 14,1%, ou 278 mil hectares. Para ter ideia do impacto, a área que diminuiu equivale à do Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná juntos.

A maior extensão reduzida foi em sequeiro, confirmando a tendência das últimas décadas, mas os cultivos irrigados têm maior produtividade. A alternativa de outras culturas mais rentáveis, como soja, algodão e até cana-de-açúcar, o alto custo de produção e até problemas com doenças e qualidade de sementes têm feito muitos agricultores deixarem a lavoura arrozeira. No Sul, o advento das tecnologias para cultivo de soja em terras baixas também favoreceu a evolução desta cultura em detrimento do arroz.


FIQUE DE OLHO



Apesar dos prejuízos nas lavouras gaúchas, no país, o rendimento aumentou 38 quilos por hectare, ou 0,6%, de 6.118 quilos para 6.156. Isso porque foram abandonadas áreas menos produtivas.


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar
gluten3
Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio