sulfacal

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

01.08.2019 | EVENTO

Inovação em foco

Congresso do Arroz debate desenvolvimento e traça metas para o futuro do setor

imagem Pesquisa: desenvolvimento e inovação na orizicultura norteiam os rumos do congresso

 Balneário Camboriú, em Santa Catarina, receberá a 11ª edição do Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado (XI CBAI), no Infinity Blue Resort e Spa. O evento ocorre de 13 a 16 de agosto de 2019, promoção da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), e será realizado pela Epagri, sob a responsabilidade da equipe de pesquisa em arroz irrigado da Estação Experimental de Itajaí.

O tema central da edição é “Desenvolvimento e inovação na orizicultura”, que tem como propósito destacar a importância das pesquisas científicas em todas as áreas do conhecimento para impulsionar a cadeia produtiva do arroz irrigado, uma das mais pujantes do Sul do Brasil. “Destacamos na programação os temas ‘Agricultura de precisão’, que lança mão da mecanização da lavoura como ferramenta para aumentar eficiência e reduzir custos, ‘Qualidade do arroz’, com oportunidades para toda a cadeia produtiva, ‘Melhoramento genético preventivo’, a fim de aumentar a resiliência das lavouras frente aos desafios que ainda vão se apresentar, como aqueles gerados pelas mudanças climáticas, por exemplo”, explica a presidente da comissão organizadora e pesquisadora da Epagri Ester Wickert.

Outro destaque diz respeito à pesquisa com plantas daninhas. “Esse é o principal problema da cultura do arroz. Nesse sentido, um dos temas tratados será a semioquímica, que refere-se a sinais químicos envolvidos na comunicação entre os seres vivos e podem ser usados no combate a estas plantas”, diz a pesquisadora. Segundo ela, são esperados de 500 a 600 pesquisadores de todo o Brasil e representantes da cadeia produtiva do arroz irrigado: extensão, ensino, indústria, fornecedores, insumos e agricultores. “Estes temas devem se tornar marco na pesquisa, pois desenvolvimento e inovação se conquistam com conhecimento e o evento torna-se referência na divulgação das soluções propostas pelos pesquisadores para tratar os problemas enfrentados pela orizicultura”, salienta.

MUDANÇAS


Ester Wickert observa que a agricultura brasileira passa por importantes transformações sociais, culturais, tecnológicas, econômicas e ambientais. “É preciso fazer frente à redução da disponibilidade de mão de obra na agricultura ao mesmo tempo em que ocorre aumento da população e a mesma se torna consciente acerca de alimentos que auxiliam na promoção da saúde”, diz. Também é preciso desenvolver, refinar e implementar técnicas e formas de produção que reduzam custos e o impacto ambiental e possibilitem aumento de qualidade e produtividade, continua.

“Enfrentar estes desafios requer, invariavelmente, ciência, tecnologia e inovação”. Para ela, entre as possíveis alternativas estão o aumento da mecanização e da sua eficiência na agricultura e o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de mínimo impacto ambiental visando sustentabilidade dos cultivos. “Para tanto, são fundamentais a discussão e a troca de ideias e experiências em busca destes objetivos comuns. Nesse sentido, a forma mais eficiente de enriquecer o debate e acelerar este processo é congregar pessoas de diferentes áreas de atuação e formação para discorrer sobre o panorama da orizicultura brasileira em busca de alternativas para o futuro”, resume a pesquisadora.


PERFIL

A Sosbai foi criada em 1997 com o objetivo de reunir pesquisadores, técnicos e demais interessados no desenvolvimento da cultura do arroz irrigado. É responsável pela promoção do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, realizado bianualmente. A diretoria atual da Sosbai está sob a presidência de Klaus Konrad Scheuermann, da Epagri, com Ivan Francisco Dressler da Costa de vice-presidente. A programação do congresso está em www.cbai2019.com.br.


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar
gluten3
Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio