Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

07.10.2019 | SAFRA - por Cleiton Evandro dos Santos - AgroDados - Planeta Arroz

Lavoura gaúcha já tem um terço de área plantada

32,3% da intenção de plantio já se concretizou no RS

imagem Pré-germinado tem menor interferência do clima Foto: Divulgação

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) anunciou que até a última quinta-feira 32,3% da área com intenção de plantio já estava semeada no Rio Grande do Sul. São 305,8 mil hectares de um total previsto em 946,3 mil. Os setembro mais seco ajudou na evolução dos trabalho e a projeção é de que, embora se espere um outubro mais chuvoso, boa parte da superfície a ser semeada receberá as operações de plantio dentro do prazo indicado pela pesquisa, que é o início de novembro. Até mesmo as chuvas que começaram na última terça-feira e se alongaram até o domingo em boa parte do estado, foram bem-vindas.

A lavoura precisava de chuva e isso também ajudou a testar as redes de drenagem para soja e a estrutura das áreas já plantadas ou por plantar. As áreas de plantio pré-germinado do Litoral Norte e Região Central são as mais adiantadas.

A Fronteira Oeste tem a maior área já cultivada, cerca de 180 mil hectares. Itaqui e Alegrete somam perto de 60% das operações concluídas, enquanto Uruguaiana está com 70% do plantio realizado. A Zona Sul segue pouco abaixo da média, embora com áreas bem menores que a Fronteira Oeste, e alcançou 42 mil hectares.

Campanha, Planícies Costeiras Interna e Externa e a Região Central puxam para baixo a média, pois estão mais atrasadas. Em algumas destas regiões, em especial a Central, o plantio acontece mais tarde em decorrência do alto risco de enchentes em outubro/novembro e pela adoção da técnica de manejo do arroz vermelho e outros inços. O produtor deixa vir a brotação de duas a três camadas das invasoras do banco de sementes e as controla por via mecânica ou química.

Com a expectativa de que o clima permaneça seco ao longo desta semana, a área cultivada deve crescer de forma acentuada, possivelmente ultrapassando 50% do total previsto para a temporada no Estado.




Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

08/10/2019 - Edereson Diehl ( - AC)
Só se forem áreas altas.pq a pouco baixou as águas da enchente dessa semana nas várzeas baixas onde até pré germinado fica difícil. Na vontade pode passar mesmo de 50%. Isso significa q as áreas de arroz devem ter diminuído 30% pra já term plantado mais da metade do RS pq nem dinheiro tem ainda.Sds.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio