Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

04.09.2019 | MERCADO - por Cepea - Esalq

Nova safra tem preços menores

O baixo consumo interno e a queda nas exportações acabam prevalecendo e nem mesmo os menores estoques de passagem esperados

Pesquisas do Cepea apontam que os preços de arroz em casca subiram em agosto, recuperando parte das perdas registradas em julho, devido ao maior interesse comprador e à restrição vendedora. Entretanto, a nova safra começa com valores menores que os registrados no mesmo período de 2018.

O fato é que, apesar da pouca disponibilidade – mesmo com importações recordes –, o baixo consumo interno e a queda nas exportações acabam prevalecendo e nem mesmo os menores estoques de passagem esperados para o início de 2019 estão conseguindo sustentar os valores.

Produtores consultados pelo Cepea optam em negociar outros produtos, restringindo o interesse pela venda do arroz em casca. Pontualmente, agricultores ofertam mais arroz para “fazer caixa”, para cumprir com as despesas do início do cultivo da nova safra 2019/20. Além disso, vendedores consultados pelo Cepea também se retraíram, devido à aprovação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de prorrogação das parcelas das operações de crédito rural de custeio da cultura do arroz. De 27 de agosto a 3 de setembro, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, apresentou leve alta de 0,2%, fechando a R$ 44,93/sc de 50 kg na terça-feira, 3.

Em agosto, o aumento foi de 4,4% e na parcial do ano (janeiro a agosto), de 11,5% A média mensal do Indicador, de R$ 43,75/sc, ficou apenas 1,6% acima da média de julho/19, porém, está 5,5% menor que a média de agosto/18 (dados atualizados pelo IGP-DI de julho/19).




Enviar notícia para um amigo

comentários (6)

04/09/2019 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Esse negócio de diminuição de consumo é conversa pra boi dormir!!! Vivemos em tempos de recessão... perdemos o mercado Venezuelano... As ofertas não cessaram para a indústria desde a colheita... Paraguai está mandando arroz mais cedo... Ano totalmente atípico... Não há mais previsibilidade no negócio do arroz... Tem anos que vale mais de junho a outubro, tem outros que vale mais de novembro a fevereiro!!! O produtor tem que ficar atento...
04/09/2019 - jairo belmonte fraga (Nova Santa Rita - RS)
Produtor tem é que ser auto suficiente, sem contas pra pagar a toque de caixa, para vender quando achar melhor, enquanto tiver correndo atrás da máquina nunca irá melhorar!
04/09/2019 - Edereson Diehl ( - AC)
É quase certo q a maior parte já está com a industrias devido os vencimentos do primeiro semestre, por isso conseguem orquestrar os precos. Sds.
05/09/2019 - antonio carlos garcia rodrigues (camaqua - RS)
Sr. Jairo.....PERFEITO.....Ser dono de sua Própria safra...
05/09/2019 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Para ser dono da própria safra tem que plantar e colher com recursos próprios. Ter maquinário, secador e silo próprio. Ter área de terra própria. Vai ver quem tem isso no atual cenário??? Quantos tem??? É por isso que defendo a redução de área ou migração prá soja... Seria uma espécie de começar de novo e se auto capitalizar... Infelizmente o produtor não entende assim... Acha que está bom ser financiado pelas CPRs da indústria... Que é bom ser funcionário!!! É triste, mas a realidade é essa!!! Inundam o mercado de arroz e os preços ficam ai estagnados, enquanto os custos só aumentam... Seguir assim prá mim é Burrice e Teimosia pura!!! Um dia acordam...
05/09/2019 - Marcos Hanus ( - CE)
Realmente são poucos os produtores que tem recursos próprios e são independentes. Até mesmo estes enfrentam dificuldade com preço baixo e custo alto. Só que a maioria depende das indústrias ou bancos, mas mesmo assim não desiste, nem mesmo quer reduzir área.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio