Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

12.08.2019 | EVENTO - por Epagri

Congresso discutirá inovação e desenvolvimento na cultura o arroz irrigado

O Congresso será um momento ímpar para toda a cadeia produtiva discutir a qualidade do arroz

imagem Orizicultura brasileira debaterá sua realidade e seu futuro Foto: Aires Mariga - Epagri

A Epagri realiza, de 13 a 16 de agosto, em Balneário Camboriú, o XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. O evento vai reunir cerca de 500 pessoas de todo o Brasil. São pesquisadores, extensionitas, estudantes, professores, agricultores, representantes da indústria e fornecedores de insumos que vão discutir inovação e desenvolvimento, o tema central do evento.

O Congresso vai trazer para Santa Catarina discussões de alto nível para fomentar ainda mais essa cadeia produtiva, uma das mais importantes do Estado. Entre os temas a serem discutidos, alguns merecem destaque pelo seu caráter inovador. É o caso da agricultura de precisão, que vai discutir a mecanização da lavoura como ferramenta para aumentar eficiência e reduzir custos. O melhoramento genético preventivo também estará sendo debatido, como uma forma de aumentar a resiliência das lavouras frente aos desafios que ainda vão se apresentar, como aqueles gerados pelas mudanças climáticas, por exemplo.

As plantas daninhas, um dos principais problemas das lavouras de arroz irrigado, são outro tópico de relevância na programação do evento. Nesse sentido, um dos assuntos tratados será a semioquímica, que são sinais químicos envolvidos na comunicação entre os seres vivos que podem ser usados no combate às plantas daninhas.

O Congresso será ainda um momento ímpar para toda a cadeia produtiva discutir a qualidade do arroz, outro tema presente na programação de palestras.

O corpo de palestrantes será formado por pesquisadores de renomadas instituições nacional e internacionais, todos com doutorado em suas áreas de conhecimento. Serão três pesquisadores da Embrapa, um da Universidade Federal de Santa Maria, um da Faculdade de Tecnologia ShunjiNishimura de Pompéia/SP, um da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq/USC), um da Epagri. O palestrante Fernando Correa vem do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), que atua em 73 países, com 21 escritórios e locais de operação de campo em todo o mundo.

Construir um futuro economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável para a cadeia produtiva do arroz irrigado é um dos desafios do Congresso, diz a presidente da Comissão Organizadora, Ester Wickert. Ela, que também é pesquisadora da Epagri, explica que a redução da disponibilidade de mãodeobra na agricultura, frente à demanda cada vez maior e mais exigente por alimentos limpos, está no centro desse desafio.

"Enfrentar estes desafios requer invariavelmente ciência, tecnologia e inovação", avalia Ester, que enumera como possíveis alternativas o aumento da mecanização e da eficiência na agricultura e o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de mínimo impacto ambiental. "A forma mais eficiente de enriquecer o debate e acelerar este processo é congregar pessoas de diferentes áreas de atuação e formação para discorrer sobre o panorama da orizicultura brasileira em busca de alternativas para o futuro", finaliza a presidente da Comissão Organizadora.

O XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado é uma realização da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) em parceria com a equipe de pesquisa em Arroz Irrigado da Estação Experimental da Epagri em Itajaí. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) são co-promotores do evento.

SERVIÇO

XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

Data: de 13 a 16 de agosto

Local: em Balneário Camboriú, no Infinity Blue Resort e Spa (Estr. da Rainha, 1000 - Praia dos Amores)




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio