Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
Assine 5

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

06.05.2019 | PESQUISA

Muito além da casca

imagem Nova indústria, em Itaqui, vai produzir pneus verdes

 Vai longe o tempo em que a casca de arroz era um subproduto indesejado que causava problemas de descarte, poluição e multas dos órgãos ambientais para empresas e transportadores. Hoje, a casca produzida em abundância no Rio Grande do Sul representa energia e produtos industriais de alta tecnologia e valor agregado. Depois das várias usinas termelétricas instaladas em polos arrozeiros, agora é a vez de Itaqui, na Fronteira Oeste, receber uma indústria, a Oryzasil, que transformará a casca de arroz em sílica, produto químico que é usado para a fabricação de pneus a até creme dental.

A inauguração aconteceu em 9 de maio, concluindo um investimento inicial de R$ 25 milhões do Grupo Ferrostal, da Alemanha. A previsão total é de quase R$ 300 milhões até 2022, segundo o CEO da empresa, Albert Ramcke. A primeira linha tem capacidade de 6 mil toneladas. Na segunda fase, chegará a 28 mil toneladas. A energia da empresa é produzida pela queima da casca, que então será convertida em sílica.

O principal produto da Oryzasil é a sílica precipitada, usada nas indústrias de pneus e borracha, creme dental, tintas e de mercados de nutrição e saúde. A empresa alemã se sentiu atraída pelo caráter sustentável do projeto, que é livre de efluentes e substitui a areia, uma matéria-prima não renovável.

O foco principal é a produção dos chamados “pneus verdes”, de alta eficiência energética, que podem economizar de 5% a 10% de combustível e, como consequência, reduzir as emissões de gás carbônico.


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio