Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

20.07.2019 | ALIMENTAçãO - por Katy Askew - Food Navigator

Brotos de arroz integral: o próximo superalimento?

MossaRisella acredita que os brotos de arroz integral são o novo superalimento que vai revolucionar a alimentação natural

imagem Brotos de arroz dão origem a diversos produtos saudáveis Foto: FoodNavigator

Embalando uma poderosa força nutricional, os brotos de arroz integral são ingredientes únicos prontos para se tornar o "próximo superalimento", acredita a indústria italiana MozzaRisella, especializada em alimentação natural.

Todo o arroz branco começa a vida como arroz integral. Um processo de moagem remove a casca, o farelo e o germén. Isso aumenta a vida útil do arroz branco, mas grande parte do valor nutricional intrínseco é perdido no processo, que retira o arroz de fibras, vitaminas e minerais.

O amido produzido a partir do grão apresenta ainda maior perda, em torno de  70% dos nutrientes originalmente contidos no arroz integral durante o processamento.

Vendo o potencial oferecido pelo arroz integral para produtos à base de plantas, a fabricante de laticínios alternativa italiana MozzaRisella micronizou brotos de arroz integral para observar como o ingrediente poderia ser usado em aplicações de produtos.

A empresa teve uma grande surpresa. O perfil nutricional dos brotos de arroz superou as expectativas. Verificou-se que os brotos de arroz micronizados continham 20 aminoácidos, como gama-orizanol ou gama-aminobutírico, além de minerais, vitaminas e proteínas.

Gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor e este aminoácido tem uma função muito específica - é "praticamente um ativador celular", dando às células a sugestão para começar a se reproduzir, de acordo com MozzaRisella.

Na suplementação, o GABA é usado para aliviar a ansiedade, melhorar o humor, reduzir os sintomas da TPM e tratar o TDAH. Também é usado para promover o crescimento de massa muscular magra, queimar gordura e estabilizar a pressão arterial.

O que isso significa?

De acordo com MozzaRisella, no momento em que o arroz começa a brotar durante a germinação, multiplica os aminoácidos em dez vezes. Então, se o arroz branco tem um perfil de aminoácidos de um, os brotos de arroz têm um valor de 10 aminoácidos.

“Quando a semente germina, as fibras triplicam, outros elementos quadruplicam e o gama-aminobutírico multiplica-se dez vezes”, explicou Mozza Risella.

A MozzaRisella desenvolveu o arroz integral germinado em uma variedade de produtos, como alternativas para queijo, iogurte e sorvetes.

“MozzaRisella é a primeira e única linha de produtos à base de plantas a partir de arroz integral germinado. Os produtos não são apenas isentos de lactose, glúten e soja, mas também beneficiam a saúde pelo do uso de arroz integral puramente germinado para maximizar a nutrição. Como a única marca do seu tipo atualmente disponível no mercado de alimentos da europa, estamos comprometidos em usar 100% de aumento dos produtos, devido aos significativos benefícios para a saúde ”, afirmou o co-fundador Franco Vessio.

A empresa utiliza um processo totalmente natural que mantém o perfil nutricional do ingrediente e mantém o alto teor de aminoácidos.

“O arroz é cultivado em permacultura respeitando e preservando o meio ambiente. Depois, o arroz integral é germinado. É sem qualquer processamento para manter todos os nutrientes naturais. O processo é todo natural e o sabor só é equilibrado com vinagre de maçã e uma pitada de sal ”, disse Vessio.

A alternativa de queijo vegano da MozzaRisella consiste no composto de arroz marrom germinado, água e outros ingredientes naturais. É uma "receita muito fácil", mas requer um "processo e técnica específicos", protegido por patente.

Para diferenciar no gosto, MozzaRisella levou um ano para testar cada receita. As formulações da empresa são elaboradas com ervas e especiarias naturais, incluindo orégano, açafrão, casca de limão e suco, casca de tomate e algas marinhas. Por exemplo, o sabor MozzaRisella defumado é conseguido sem usar aromatizantes "defumados" e em vez disso, utilizando "o equilíbrio certo" de cúrcuma para entregar um "sabor defumado light" com benefícios antioxidantes adicionais.

Os produtos são adequados para consumidores veganos e aqueles com necessidades dietéticas específicas, como a intolerância à lactose. A alternativa de queijo de arroz tem qualidades de derretimento, o que significa que pode ser usado em pizzas, em vez de mussarela.

“As alternativas aos queijos de arroz são adequadas para todos - seja celíaca, intolerante à lactose, alérgica a certos ingredientes ou simplesmente querendo encontrar uma nova maneira de aumentar a saúde e o bem-estar naturalmente. Com alergias alimentares estimadas em 70% e continuando a aumentar globalmente, a ausência de alérgenos alimentares torna a alternativa de queijo de arroz uma opção particularmente adequada para aqueles que optam por uma dieta baseada em vegetais ”, disse Vessio.

'Plant-based nem sempre significa saudável'

A MozzaRisella quer se diferenciar das outras opções baseadas em plantas no mercado, o que, observou Vessio. 

“Infelizmente, o uso de plantas nem sempre significa saudabilidade, mas a MozzaRisella tenta torná-la saudável para as pessoas e boa para o meio ambiente”, explicou o empresário italiano.

Por vezes, pode ser difícil explicar informações nutricionais detalhadas de uma forma acessível aos consumidores. No entanto, Vessio disse que a nova marca já recebeu uma calorosa recepção e ganhou listagens com vários grandes restaurantes e operadores de food service.

“Mais e mais consumidores estão evitando de forma proativa certos ingredientes, motivados por razões médicas, escolhas de estilo de vida mais saudáveis, preocupações éticas ou ambientais. Enquanto os produtos MozzaRisella ainda são muito novos no mercado, uma vez que os consumidores aprendem sobre o produto, qualidades culinárias e benefícios para a saúde, eles estão rapidamente se tornando o produto preferido de comedores de vegetais, bem como cadeias de alimentos de rua de pizzas veganas, como Pizza Express, Zizzi , muitos restaurantes  independentes, escolas e cantinas “.

O maior mercado da empresa é o interno, a Itália, onde está presente em quase todos os supermercados. Também há distribuição no Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Holanda e EUA. Planos estão em andamento para se expandir para a Austrália e a Nova Zelândia "muito em breve", acrescentou Vessio.

A MossaRisella diz que ao transformar o arroz integral em "produtos do dia a dia" espera que esse superalimento emergente seja "facilmente acessível e disponível para todos".




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio