Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

24.06.2019 | DíVIDAS - por Apolos Neto/Câmara Federal

Ministra da Agricultura sinaliza com securitização para lavoura arrozeira

Setor enfrentar longa crise econômica e produtores ameaçam deixar atividade

 O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) confirmou, nesta segunda-feira (24), que o Ministério da Agricultura deve apresentar um plano de emergência econômica para a lavoura arrozeira. Em contato com a ministra Tereza Cristina, o parlamentar garantiu que o governo estuda medidas especiais de apoio à orizicultura, aos moldes de uma securitização. “O agronegócio como um todo passa por sérias dificuldades. Mas os orizicultores chegaram num ponto crítico, onde a insolvência vai provocar o abandono da atividade e o desabastecimento do mercado interno”, alertou Jerônimo.

O setor passa por um longo período de crise, com perdas climáticas, aumento dos custos de produção e endividamento crônico dos produtores. No ano passado, o deputado Jerônimo Goergen coordenou os trabalhos da Comissão Externa do Endividamento Agrícola (CEXAGRIC), que resultou num amplo diagnóstico dos problemas enfrentados pelo setor produtivo e apontou soluções para a perda de renda no campo.

A securitização dos anos 90
No começo da década de 90, os produtores rurais também experimentaram um nível crônico de endividamento e ficaram impossibilitados de pagar seus financiamentos juntos aos bancos, especialmente o Banco do Brasil. Após um longo processo de negociações, foi aprovada a Lei nº 9.138, de 1995, que deu início à denominada securitização das dívidas. A medida foi essencial para o banco reverter os prejuízos causados pela ampla inadimplência do setor.




Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

24/06/2019 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Ele defende o Fundo de Aval Solidario no face dele... Disse várias vezes que o governo não estaria disposto a fazer securitização tesouro direto! Ou o governo está acordando ou essa matéria está dissociada...

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio