Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

07.06.2019 | ESTOQUES - por Conab

Estoque privado somou 646,8 mil toneladas de arroz

Conab revelou o volume de arroz estocado em rede privada apurado em seu levantamento e indicou queda de 6,15%

imagem Produto em casca predomina nos armazéns Foto: Robispierre Giuliani/Planeta Arroz

 Os estoques privados iniciais de arroz no Brasil no ano comercial 2019/20, aberto em 1º de março de 2019, chegam a 646,8 mil toneladas. Deste total, 578,4 mil toneladas correspondem ao arroz em casca e 46,8 mil toneladas são do produto beneficiado, o que equivalente a 68,8 mil toneladas do produto in natura. Os dados estão na Pesquisa de Estoques Privados de Arroz realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta sexta-feira (7).

O estudo traz o volume do grão depositado no dia 28 de fevereiro deste ano, data em que finaliza a safra 2017/2018 e foi realizada nas unidades armazenadoras e indústrias de beneficiamento localizadas nos maiores estados produtores do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso, responsáveis por 83% da produção orizícola do país.

De acordo com o resultado, houve uma queda de 6,15% em relação à quantidade declarada em 2018, que foi de 689,3 mil t.

Rio Grande do Sul é o estado com o maior volume depositado, chegando a 81% do total apurado. Segundo as informações das indústrias e armazenadores gaúchos, o quantitativo total chega a 526,27 mil toneladas do produto, sendo 464,54 mil toneladas de arroz em casca e 41,99 toneladas de beneficiado, sendo que este último equivale a 61,73 mil toneladas em casca.

Em Santa Catarina, o volume apurado foi de 105,48 mil toneladas e em Mato Grosso 15,1 mil t. Já a posição do estoque governamental total na data de referência, de 28/02/2019, correspondia a 31,61 mil toneladas, o que representa 4,89% do volume da iniciativa privada.

As informações foram coletadas por meio do Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). O estudo é realizado anualmente e os dados consolidados permitem ao governo conhecer o balanço da oferta e demanda e darão subsídios para a elaboração das políticas agrícolas e de abastecimento relativos à cultura. Entre as informações coletadas estão volume, tipo e distribuição espacial e por segmento de armazenadores do arroz em casca e beneficiado.




Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

09/06/2019 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Ano bem justo... Não creio que haverá desabastecimento esse ano. Vem arroz do Mercosul, dolar estavel, exportações lentas e preços parados. Arroz rendimento 60x12, variedade 424, liquido hoje em São Borja estão pagando R$ 42,31, ou seja, quase R$ 6,00 abaixo do nosso custo! Imaginem se não tivessemos tido frustração quanto valeria esse arroz hoje??? Mercado segue aguardando as reformas. Tudo em compasso de espera. Plano safra vai atrasar. A programação dos arrozeiros foi prá cucuia! Vergonha esse país!

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio