Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

01.02.2019 | ENERGIA

O poder da casca

Termelétrica de São Sepé investe R$ 60 milhões e abastecerá 30 mil domicílios gaúchos

imagem Energia da usina será gerada pela queima da casca

 A casca de arroz será a fonte de energia da Usina Termelétrica de São Sepé para o abastecimento de 30 mil domicílios – empresas e residências. Após dois anos em obras, a empresa, que queimará a casca para gerar o vapor que movimentará uma turbina, foi inaugurada no final de dezembro, num investimento de R$ 60 milhões. As operações comerciais da usina na região central começaram em janeiro de 2019.

A termelétrica é um empreendimento da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) e de mais quatro associadas. A unidade tem potência de 8 megawatts, o que deve suprir a demanda de uma população de 100 mil a 120 mil pessoas, quase cinco vezes a população sepeense, de 24 mil habitantes.

Toda a energia gerada pela empresa foi negociada em um leilão por 20 anos para 28 distribuidoras de todo o país. Lançada no Sistema Interligado Nacional (SIN), o consumo físico será no sistema elétrico regional via subestação de Formigueiro (RS). Serão consumidas 20 cargas de 100 metros cúbicos de casca de arroz por dia, ou 70 mil toneladas por ano.

O aproveitamento da casca de arroz será integral. A cinza que sobra da queima será usada por uma empresa de calcário da região para a produção de cal mista. A usina vai empregar cerca de 30 pessoas. Na construção, teve mais de 500 empregados.

EDIÇÃO 69

publicado na edição

EDIÇÃO 69
Fevereiro de 2019

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio