Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
Assine 5

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

01.02.2019 | CAPA

Tem boi na linha

Pela primeira vez, a pecuária estará presente numa Abertura da Colheita

imagem A estreia da pecuária nas vitrinas de arroz

 Pela primeira vez em 29 edições da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, a pecuária ganhará espaço na vitrina tecnológica, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, em Capão do Leão (RS). A integração entre lavoura e pecuária é considerada um passo a mais na busca da rentabilidade e da otimização do manejo do solo pelos arrozeiros, pois permite a cobertura do solo, a ciclagem de nutrientes e o melhor aproveitamento da área que estaria em pousio.

A soja se apresenta num primeiro momento para a rotação pelos fatores econômico e também agronômico, com quebra de ciclo de pragas, doenças e invasoras e recuperação de características químicas e físicas do solo. Já a pecuária entra com a necessidade complementar de manter uma cobertura de inverno e também por questões de economia e ampliação do ganho no equilíbrio da qualidade do solo, ciclagem de nutrientes ou mesmo para retorno econômico em uma área que estaria em pousio.

A área considerada alternativa dentro da vitrina da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é de 1 hectare, voltada à consorciação de pastagens de verão, milheto, sorgo e soja, sendo colocados exemplares de búfalos e gado de corte da raça charolês a fim de mostrar uma possibilidade de diversificação da área e ampliação de renda ao rizicultor. “Uma forma de contribuirmos com a temática do evento: ‘Matriz produtiva: atividade diversificada, renda ampliada’”, lembra o pesquisador Giovani Theisen, da Embrapa.

Nesta área foram plantadas nove cultivares de pastagens de verão, trazendo opções para sanar o problema de vazios forrageiros enfrentados pelos produtores, que acontecem no outono e na primavera. As visitações neste local ocorrem paralelamente à programação técnica organizada para o período da tarde. “Será uma grande surpresa para o rizicultor, e vale muito a pena ele conhecer este sistema e tirar muitas dúvidas sobre o tema”, provocou Theisen.

EDIÇÃO 69

publicado na edição

EDIÇÃO 69
Fevereiro de 2019

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio