Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Facebook

notícias

01.02.2019 | CAPA

Fim da espera

Irga 431 CL chega ao campo na safra 2019/20

imagem Nova cultivar: variedade do Irga chega cercada de expectativas

 Uma das novidades tecnológicas mais aguardadas da lavoura de arroz gaúcha nos últimos tempos está finalmente chegando ao produtor. Durante a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, os rizicultores e técnicos poderão acompanhar de perto o desempenho a campo da cultivar Irga 431 CL, que já entrou em fase de produção de sementes e será cultivada em 50% da lavoura que simbolizará o início da colheita do arroz no Brasil em Capão do Leão (RS). André Mattos, coordenador regional do Irga na Zona Sul, destaca que o desempenho da cultivar tanto nos campos de produção de sementes quanto nas áreas da lavoura e das vitrinas tecnológicas da Abertura da Colheita correu dentro da expectativa de boa produtividade, bom desenvolvimento e qualidade de grãos.

A expectativa da lavoura é de que a variedade corrija algumas falhas percebidas na Irga 424 e Irga 424 CL, cultivares que poderiam apresentar uma concentração de centro branco que não agrada a indústria. “Está comprovado que com o manejo correto, além de ser muito produtiva, esta variedade não apresenta esses defeitos, mas em função da demanda, o Programa de Melhoramento Genético do Arroz do instituto desenvolveu esta nova variedade, que deve entrar em comercialização já para a próxima safra e alcançar um percentual bem alto de participação na lavoura gaúcha”, entende Mattos.

Na safra atual, os sementeiros gaúchos estão multiplicando o material e produzindo um volume capaz de atender a demanda da temporada 2019/20, quando finalmente as sementes chegarão às lavouras comerciais. Com isso, o Irga quer ultrapassar 60% de participação no mercado sementeiro do Rio Grande do Sul.

QUALIDADE
Oneides Avozanni, da equipe de melhoramento genético do Irga, enfatiza que a Irga 431 CL chegará às lavouras como opção ao controle de invasoras. Nos ensaios, ela apresentou vantagens comparativas à variedade Irga 424 RI no que se refere ao aspecto visual de grãos, pois registra baixo índice de centro branco e outros defeitos. Ela também é resistente a doenças, em especial a brusone, que tornou-se não apenas um problema sanitário nas lavouras, mas um fator de aumento de custo por exigir tratamentos caros com fungicidas e, às vezes, várias aplicações. O material foi testado e aprovado pelas indústrias.

FIQUE DE OLHO
Uma observação dos técnicos de campo é que a Irga 431 CL pode ser mais sensível ao atraso na colheita. Isto é, ultrapassando duas semanas do ponto ideal de corte, é possível que o seu percentual de grãos inteiros decline. Isso exige um pouco mais de cuidado dos arrozeiros não apenas com a colheita, mas com o planejamento e a época de plantio. Na Zona Sul, em função das temperaturas noturnas mais frias, notou-se, em alguns casos, um alongamento do ciclo que pode chegar a uma semana.

EDIÇÃO 69

publicado na edição

EDIÇÃO 69
Fevereiro de 2019

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio