Abertura da Colheita do Arroz

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 5
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos

notícias

01.02.2019 | CAPA

A nobreza da Pampa

BRS Pampa CL, da Embrapa, entra na linha de grão nobre e será lançada em Capão do Leão

imagem Pampa CL: variedade nobre tem melhor remuneração Foto: Paulo Lanzetta

 Uma cultivar de arroz que atenda a todos os quesitos demandados pela indústria arrozeira é destaque neste ano na 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A Embrapa, após lançar a BRS Pampa, traz nesta edição a BRS Pampa CL, ou seja, as mesmas características da Pampa, mas incorporada ao sistema Clearfield, da Basf, garantindo precocidade e maior produtividade por ser resistente ao arroz vermelho. O lançamento ocorre dia 20 de fevereiro, às 16h30, durante o fórum técnico, no auditório da Estação de Terras Baixas, na sede da Estação Experimental da Embrapa, localizada em Capão do Leão (RS).

A nova cultivar CL é oriunda da BRS Pampa, do grupo das seleções precoces, e está pronta em média de 118 dias. É uma planta considerada moderna, com alta capacidade de perfilhamento, possui características exigidas pelo mercado, como ter grãos tipo agulhinha (95% do mercado exige longo fino), e seu maior destaque está na possibilidade de fazer parte do sistema Clearfield, ou seja, está apta a desenvolver-se em áreas com a presença de arroz vermelho, pois ao receber doses de agroquímicos, possui um gene resistente que não as extingue ao mesmo tempo em que elimina as plantas daninhas.

“Após a mutação induzida de variedades de arroz feita por melhoristas se identificou um gene que apresentou esta resistência aos herbicidas para controle do arroz vermelho e foi incorporado às cultivares da Embrapa. Hoje, cerca de 80% de rizicultores do Rio Grande do Sul utilizam o sistema Clearfield”, diz o pesquisador e responsável pela condução do trabalho com a BRS Pampa CL, Ariano Martins de Magalhães Júnior.


Aos olhos do engenheiro agrônomo Rafael Vergara, responsável pelas lavouras da Sementes Simão, de Dom Pedrito (RS), parceira da Embrapa na experimentação com a cultivar BRS Pampa CL e que disponibilizará as sementes após o lançamento oficial, a cultivar que está no sistema CL tem a expectativa de apresentar um potencial produtivo maior. “O uso da variedade permite controlar melhor as plantas invasoras, uma das principais barreiras limitantes de produtividade. Por ser mais eficiente, o mecanismo permite diminuir o número e os custos de aplicações de herbicidas”, explica. A Sementes Simão é uma das licenciadas da Embrapa para que os arrozeiros interessados possam adquirir sementes desta cultivar para a próxima safra do arroz (2019/20).

DIFERENCIAL
Segundo Magalhães Júnior, a cultivar tem potencial de produtividade média acima de 10 toneladas por hectare. Seus grãos são de excelente qualidade industrial e culinária e ela foi classificada como arroz nobre ou “premium”. “Isso quer dizer que a qualidade final ao consumidor é superior às demais cultivares do tipo 1 no mercado e que também é destacada por um diferencial de qualidade na comercialização, ou seja, a indústria remunera melhor o rizicultor”, destaca.

FIQUE DE OLHO
A nova variedade resulta do retrocruzamento entre a cultivar comercial BRS Pampa e Puitá Inta CL, que é fonte de tolerância aos herbicidas do grupo das imidazolinonas. Durante a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz haverá áreas desta cultivar lançada e outras parcelas indicadas para os sistemas de produção de terras baixas, como a BRS Pampeira e BRS A701 CL. A BRS Pampeira também está em fase de agregação da tecnologia CL.

EDIÇÃO 69

publicado na edição

EDIÇÃO 69
Fevereiro de 2019

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa


Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio