Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

14.05.2019 | SAFRA - por Marco Aurélio Marques Tavares

Confirma-se a menor safra brasileira de arroz em 15 anos

Levantamento da Conab confirma retração para 10,59 milhões de toneladas

 O 8º Relatório da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na semana qu e passou, indica que a colheita de arroz no Brasil deverá ser a menor dos últimos quinze anos.

Os dados de maio mostram nova redução na colheita nacional, que projeta 10,595 milhões de toneladas a serem colhidos diante de 10,653 milhões de t em abril, mas manteve os mesmos dados de produção e produtividade para o Rio Grande do Sul, de 7,474 milhões de toneladas e 7.466 kg/ha, respectivamente.

Pelo acompanhamento semanal do Irga, é registrado atraso da colheita (ainda faltam 50 mil hectares a serem colhidos) a redução na produtividade. Isso posto, é evidente e deverá determinar produção em torno de 7,35 milhões de toneladas e, portanto, ainda abaixo dos números da Conab.

Em razão da forte redução na safra brasileira e também dos baixos estoques iniciais (646 mil t de estoques privados e apenas 25 mil t de estoques público/base 28/02/19) o quadro de oferta será extremamente ajustado, o que deverá demandar incremento nas importações e crescente reajuste nos preços internos, e é o que vem acontecendo, a mais de oito semanas no RS.

O relatório também mostra que o RS está se consolidando como 2º maior produtor de soja no país, com produção de 19 milhões de toneladas e com área plantada de 5,777 milhões de hectares e produtividade de 3.3321 kg/ha ou 55,35 scs, uma parcela superior a 300 mil hectares da área plantada em várzeas arrozeiras.




Enviar notícia para um amigo

comentários (5)

14/05/2019 - Carlos Azambuja (Camaquã - RS)
O nosso Irga sempre com grande otimismo em se tratando de produtividade média estadual, 7.466 kg/ha ? isto é quase 150 sacos secos e limpos por ha. Ano horrível para a granação, as chuvaradas de janeiro pegaram em cheio a maior parte das lavouras do estado em floração, ocasionando um alto percentual de esterilidade de grãos na panícula, comprovando-se na colheita com as colheitadeiras quase embuchando as peneiras com a casca do arroz falhado.
Quando a nossa querida entidade vai colocar os ''pés no chão'' e retratar a verdadeira realidade produtiva de nossas lavouras sem o otimismo desnecessário ???
15/05/2019 - Flavio Giuliani (Restinga Seca - RS)

O PROBLEMA É QUE O IRGA TRABALHA PARA OS GOVERNOS, E NÃO PARA OS PRODUTORES. ENQUANTO FOREM OS PRESIDENTES INDICADOS POR POLITICOS A SUA ESTRUTURA NÃO MUDARÁ.
INFELIZMENTE É ASSIM QUE FUNCIONA NO BRASIL. E LAMENTÁVELMENTE ISTO SÓ ACONTECE PORQUE NÓS PRODUTORES SOMOS DESUNIDOS.
SE HOUVESSE UNIÃO NÓS DITARIAMOS AS REGRAS.

Flavio O. Giuliani Restinga Seca - RS
15/05/2019 - Edereson Diehl ( - AC)
Só nos resta esperar pelo mercado q dirá a verdade, quem sabe arroz a R$60,00 o saco de 50kg de arroz.Sds.
16/05/2019 - Aluizio Goulart (Viamão - RS)
Tenho esperança q em setembro vai á 60.00
16/05/2019 - Aluizio Goulart (Viamão - RS)
Acho q vai a 60.00 aqui na costeira externa tem pouco arroz

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio