Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

11.03.2019 | SAFRA - por Emater/RS

Colheita gaúcha supera 17% da área

Outros 36% estão maduros e prontos para colher, segundo relatório da Emater/RS

A cultura do arroz no Rio Grande do Sul chegou a 17% das áreas colhidas, 36% maduro, 38% em enchimento de grãos e 8% em floração na última semana, segundo relatório semanal da Emater/RS. Nas principais regiões produtoras do estado, Campanha e Fronteira Oeste, as condições climáticas da semana foram favoráveis ao desenvolvimento das plantas, porém está prevista redução produtiva nesta safra em virtude de pouca insolação, muitos dias nublados com chuvas e baixa temperatura à noite.

O mesmo acontece na Fronteira Noroeste, de diminuição na produtividade das lavouras a serem colhidas nas próximas semanas, em função das condições climáticas menos favoráveis observadas na floração e enchimento de grãos das lavouras mais tardias.

Na região Sul, há expectativa de boa produtividade e produção em razão da melhora nas condições do clima, com mais luminosidade e permanência das temperaturas altas. Nessa região, apenas 5% das áreas foram colhidas. No Litoral e Centro-Sul, foi iniciada a colheita das variedades precoces plantadas no cedo, chegando a 11% da área em Camaquã. O manejo realizado na semana foi a condução da lavoura com irrigação, aplicação de coberturas e tratamentos fitossanitários, em alguns casos, conforme necessidade e cultivar.

No final da semana a volta das chuvas às regiões produtoras interrompeu as operações de colheita, fenômeno que pode se repetir de forma localizada também na semana que inicia.

Mercado

Na semana que passou o arroz teve preço levemente em queda, cotado a R$ 39,83/sc., conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar (Cotações Agropecuárias nº 2065). Esse dado representa queda de 0,30% no preço médio no Estado em relação aos preços praticados na semana anterior.




Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

11/03/2019 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Informações que chegam da fronteira-oeste dão conta de que as tradicionais filas de caminhão para entregar arroz nas indústrias são rarissimas... A indústria não entendeu ainda o que está acontecendo! Chuvas e falta de luminosidade vão causar uma quebra de 25 a 30% no geral. Os números finais vão girar entre 6.300kg a 6.700 kg/ha !!! Não vai a maio e vão estar pagando R$ 45 !!! Não existe arroz... Podem gargantear o que quiserem. Ano terrível...

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio