Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

09.12.2018 | INTERNACIONAL - por Cleiton Evandro dos Santos - AgroDados - Planeta Arroz

Uma cidade japonesa aposta muito no arroz orgânico de alta qualidade

Atualmente, a cidade produz uma média de 40 toneladas de arroz orgânico, metade do volume produzido em sistema tradicional

imagem O arroz orgânico é colhido em Hakui, na província de Ishikawa, em setembro de 2016. Foto: JA Hakui/Kyodo

A cidade de Hakui, na província de Ishikawa, está usando arroz orgânico, que é cultivado sem pesticidas ou fertilizantes, para competir em um mercado global crescente.

Com os preços das safras devem cair após o Acordo Compreensivo e Progressivo para a Parceria Trans-Pacífico entrar em vigor no final deste mês, o arroz orgânico cultivado em Hakui será exportado para os Estados Unidos no próximo ano com um preço de ¥ 2.000 por ano. quilograma.

O arroz de Hakui, cultivado em uma área perto da fronteira com a província de Toyama, é chamado de Mikoharamai e é conhecido como o arroz oferecido ao papa.

A cidade começou a produzi-lo em 2010, depois que um de seus funcionários ouviu uma palestra de um fazendeiro da prefeitura de Aomori, que havia conseguido colher maçãs orgânicas. A divisão de agricultura, silvicultura e pesca da cidade acredita que produtos agrícolas orgânicos de alta qualidade serão competitivos em meio à queda esperada nos preços gerais.

Há muitos desafios, no entanto. Não só o rendimento das colheitas é baixo e irregular, os agricultores têm um tempo difícil, afastando percevejos, pulgões e outras pragas.

Os produtores locais foram inicialmente céticos, citando as desvantagens do arroz orgânico.

Mas o ex-funcionário municipal Josen Takano, de 63 anos, disse estar confiante de que seria um sucesso, já que o ecossistema formado nos arrozais garante que o arroz seja seguro, apesar dos baixos rendimentos.

Atualmente, a cidade produz uma média de 40 toneladas de arroz orgânico - cerca de metade do volume produzido com pesticidas e fertilizantes - e o arroz orgânico importado está ficando mais barato a cada ano.

"Pode ser difícil ganhar a vida vendendo arroz orgânico, mas se ninguém tomar medidas, os arrozais do Japão desaparecerão", disse Masaaki Awaki, 49, da divisão Hakui da divisão de promoção de vendas da Cooperativa Agrícola do Japão.

A JA iniciou um workshop em 2010 para agricultores dentro e fora da província, procurando aprender mais sobre cultivos orgânicos, atraindo mais de 500 participantes.

O arroz japonês é popular no exterior, com o valor do arroz exportado em ascensão. O arroz orgânico cultivado em Hakui chegará às lojas no ano que vem em São Francisco.

"Espero fazer de Hakui o solo sagrado para cultivos orgânicos", disse Awaki.




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio