Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

09.12.2018 | MEIO AMBIENTE - por Sociedade Norte-Americana de Agronomia

O arroz pode filtrar a água dos campos agrícolas?

Pesquisa considera propriedades de limpeza de pesticidas de plantas de arroz

imagem Um sistema aplica um escoamento simulado de chuvas contendo pesticidas e água para os sistemas de arroz e de controle Foto: Matt Moore

O arroz é uma cultura básica de parte da população mundial. Também é cultivado em todos os continentes, exceto na Antártida.

Embora seja uma parte importante de nossas dietas, uma nova pesquisa mostra que as plantas de arroz também podem ser usadas de maneira diferente: para limpar o escoamento das fazendas antes que ele entre em rios, lagos e córregos.

Essa ideia chegou a Matt Moore, um ecologista de pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), porque ele próprio vem de uma família de agricultores. Ele estava tentando descobrir uma maneira de resolver a questão não intencional de retorno. Como a água é drenada de campos agrícolas, os pesticidas usados ​​nesses campos podem ser transportados. Moore queria impedir que os pesticidas entrassem na água fora da fazenda de uma maneira que fosse fácil e eficiente para os agricultores.

"Queríamos algo que fosse comum, que pudesse ser aplicado em muitos lugares diferentes, mas algo que não é invasivo", disse Moore, que trabalha na Unidade de Pesquisa em Ecologia da Água e Ecologia do Serviço de Pesquisa Agrícola do USDA em Oxford, Mississippi.

A ideia chegou a Moore enquanto ele estava dirigindo para a fazenda de sua família no nordeste do Arkansas. "Somos grandes fazendeiros de arroz. Por mais brega que pareça, eu estava dirigindo por aí tentando procurar alguma inspiração e isso me atingiu: e quanto ao arroz?"

Então, os pesquisadores plantaram quatro campos, dois com e dois sem arroz. Eles inundaram esses campos com uma mistura de três tipos de pesticidas, além de água que juntos é muito parecida com o escoamento durante uma tempestade. Eles fizeram isso por dois anos seguidos.

Eles descobriram que os níveis de todos os três pesticidas eram mais baixos nos campos em que plantaram arroz. O quanto caiu caiu de 85% para 97%, dependendo de qual pesticida eles mediram.

O arroz pode fazer isso através da fitorremediação - usando plantas e suas raízes para limpar a água (embora elas também possam limpar o solo e o ar). Isso é o que os pesquisadores dizem que aconteceu. Em vez de os produtos químicos estarem na água de escoamento, eles foram capturados nas plantas de arroz.

Na vida real, essa capacidade de limpeza de arroz pode ser usada de algumas maneiras. Para começar, os agricultores poderiam plantar arroz em valas de drenagem já em suas fazendas, o que "deixaria o arroz limpar a água que escorrega para o seu campo antes de escoar para um rio, lago ou córrego", disse Moore. "Sonhando alto, eventualmente poderíamos chegar ao ponto em que você poderia usar os campos de arroz como áreas úmidas construídas", desviando o escoamento para os campos de arroz para que eles naturalmente tirassem esses pesticidas da água.

Uma grande questão que Moore espera que pesquisas adicionais possam responder é se essas substâncias químicas acabam ou não na parte comestível da planta de arroz - o grão de arroz - em si. Se isso não acontecer, o arroz pode ser o purificador de água natural, além de ser uma fonte de alimento.

"É potencialmente enorme para os países em desenvolvimento serem capazes de usar isso como uma tecnologia de limpeza de lavouras e água", disse ele.

Por enquanto, porém, Moore está animado com o potencial de uma cultura popular e humilde que até mesmo sua própria família vem cultivando há gerações.

"Estamos apenas tentando usar técnicas simples que são fáceis para o agricultor, que são econômicas, que ainda são ecologicamente corretas", disse ele. "A agricultura parece ser um negócio sem fins lucrativos nos dias de hoje, o que eu compreendo perfeitamente. Como os agricultores podem usar a paisagem que já existe? Como eles podem maximizar isso enquanto ajudam o meio ambiente e seus resultados?" 




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio