Sementes Basso 3

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Facebook
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

11.10.2018 | EVENTO - por Rejane Costa/AgroEffective/Federarroz

Abertura da Colheita do arroz tem lançamento na Zona Sul do Estado

Cerimônia do evento em Pelotas foi realizada pela Federarroz na Associação Rural de Pelotas durante Expofeira do município

imagem Lançamento AOCA Pelotas Foto: Nestor Tipa Júnior AgroEffective /Divulgação

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) realizou nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, em Pelotas (RS), o lançamento para a região Sul, da 29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A cerimônia ocorrida na Associação Rural de Pelotas durante a 92ª edição da Expofeira do município contou com a presença de autoridades e representantes de entidades apoiadoras e empresas patrocinadoras.

A expectativa para o evento, que ocorrerá de 20 a 22 de fevereiro de 2019 na Embrapa Terras Baixas, em Capão do Leão (RS), com o tema “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”, é muito grande, de acordo com o vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho. Ele salientou que o evento busca cada vez mais apresentar tecnologias e maneiras de alcançar uma lavoura mais forte e produtiva com um custo menor. “Hoje, a forma de o produtor de arroz diminuir custos e aumentar a produtividade é pensar em outras culturas, agregando a soja e também a pecuária”, observou.

Velho destacou que a Abertura da Colheita do Arroz é o maior evento da cultura na América Latina. “A troca de experiências proporcionada é muito grande com a presença de produtores de cerca de dez Estados brasileiros, cinco países e uma visitação média nos três dias do evento de 5 mil pessoas. Por isso a escolha por Pelotas e Capão do Leão é muito importante pela tradição neste mercado”, afirmou.

Na programação constam 33 vitrines tecnológicas que fazem parte de um roteiro técnico a ser feito durante as três manhãs do evento, além dos Fóruns Técnico e Mercadológico. Velho também ressaltou a tradicional distinção com a Pá de Arroz que será entregue a 13 personalidades de destaque no cenário da orizicultura.

O vice-presidente da Federarroz abordou ainda a pauta já definida pelo setor que será negociada com o próximo governador do Estado. Garantiu que os produtores de arroz não abrirão mão de questões fundamentais para o sucesso da lavoura. Velho citou o fortalecimento do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), defendendo o repasse da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO) para os produtores.

O dirigente também citou a importância em modernizar o Porto de Rio Grande por onde é feita a exportação do cereal, a qual regula todo o mercado. “Atualmente o Porto possui um sistema de carregamento arcaico, o que acaba onerando o produtor”, afirmou Velho, lembrando ainda a necessidade do desconto temporário do ICMS. “Esta necessidade foi comprovada na audiência pública realizada em Porto Alegre (RS) por meio de um estudo elaborado pela Farsul. As entidades estão alinhadas e não irão abrir mão de defender a lavoura de arroz”, concluiu.

Estiveram presentes ao lançamento da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz os prefeitos de Pelotas, Paula Mascarenhas, e de Capão do Leão, Mauro Nolasco, além dos presidentes da Associação Rural, Carolina Osório, e do Sindicato Rural do município, Fernando Rechsteiner, assim com o presidente do Irga, Guinter Frantz. Também participaram o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Jair Nachtigal, e o diretor da Farsul, Francisco Schardong. O evento é uma realização da Federarroz com co-realização da Embrapa.




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2018 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio