Sementes Basso 3

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
Facebook

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

10.07.2018 | SAFRA - por Conab

Arroz é uma das culturas que mais perde área no Brasil

A estimativa é que a área brasileira de arroz na safra 2017/18 seja 1% menor: 1,96 milhão de hectares

O arroz tem sido uma das culturas que mais tem perdido área semeada ao longo das safras. As áreas que mais perderam foram as semeadas em manejo de sequeiro, substituídas por culturas mais rentáveis, como soja e milho.

A irrigação tem se mantido estável, fortemente concentrada no sul do país, mas experimentou uma redução nessa safra, decorrente da rotação com outras lavouras. A estimativa é que a área brasileira de arroz seja 1% menor em relação à área da safra 2016/17, totalizando 1,96 milhão de hectares.

A produtividade, em contrapartida, tem aumentado, o que acaba compensando os níveis de produção. Nesta safra ela está estimada em 5.994 kg/ha, a segunda melhor da série histórica, inferior apenas à safra 2016/17, tendo em vista que apesar das condições climáticas próximas do normal, elas não foram totalmente favoráveis no país todo, como na safra passada.

A Conab estima para o Brasil, segundo relatório divulgado hoje, uma produção de 11,760 milhões de toneladas, sendo menor do que a temporada passada em 4,6%, ou 570 mil toneladas. O relatório eleva em 25 mil toneladas a expectativa registrada em junho. Todos os relatórios desde março apresentaram evolução produtiva. A produção de sequeiro vai crescer 1,7%, para 1,25 milhão de toneladas, enquanto o irrigado cairá para pouco mais de 10,5 milhões de ton.




Enviar notícia para um amigo

comentários (6)

10/07/2018 - Flavio Evandro (Santa Maria - RS)
Isca lançada morde quem quiser!!!
12/07/2018 - José Luiz Silveira Ballock (Niterói - RJ)
Gostaria de saber se vocês tem algum estudo sobre as diferenças fisicos, quimicas, biologicas etc entre o arroz de sequeiro e o arroz irrigado, os tipos de agrotoxicos entre as formas de semear, diferença de contaminação de agrotoxicos no arroz, a contaminação de agrotoxicos etc. a diferença entre sabor e aroma eu sei.
13/07/2018 - Walter Arns (Uruguaiana - RS)
Caro José Luiz: em primeiro lugar, no arroz irrigado não usamos agrotóxicos. usamos agroquímicos ou pesticidas, sempre em quantidades extremamente controladas, com o objetivo de buscar a sanidade das nossas lavouras.
Pelo que sei, em todas as análises sobre existência de resíduos de agroquímicos no arroz produzido no sul do Brasil, que é quase totalmente irrigado, nunca foi encontrado nada.
Na verdade, por isso não entendi a sua pergunta sobre contaminação. Talvez seja porque tens conversado com algum ambientalista, que via de regra adora criminalizar quem produz.
13/07/2018 - Edereson Diehl ( - AC)
Seo José Luiz se você consumir arroz produzido aqui está seguro, acontece q tem arroz importado produzido com agroquimicos desconhecidos, por isso queremos q nas embalagens conste a procedencia do arroz. O CONTROLE AQUI É TÃO RIGOROSO Q AS CONCENTRACOES DAS FORMULAS SÃO MAIS FRACAS QUE DE OUTROS PAISES E MESMO ASSIM É UM DOS MAIS CAROS.
14/07/2018 - Marcos Hanus ( - CE)
Resposta perfeita Valter. É o arroz de sequeiro também não tem nenhuma contaminação por agrotóxicos. Pode levar em análise quando quiser.
Talvez o arroz armazenado em silos por muito tempo, tenha que usar alguma coisa para o gorgulho.
14/07/2018 - Walter Arns (Uruguaiana - RS)
Sr Ederson!
Na nova lei dos pesticidas que está tramitando no congresso, nosso principal argumento é que os novos produtos são menos agressivos que os usados atualmente. E isso entra em contradição ao discurso de que os nossos vizinhos usam produtos mais tóxicos, pois os produtos novos deles, via de regra acabam mais tarde sendo usados aqui no Brasil.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2018 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio