Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

06.11.2017 | ARROZ & SAúDE - por CLEUSA AMARAL / NUTRICIONISTA / CRN2 2714

Arroz orgânico, arroz da vida!

 Em busca de hábitos alimentares saudáveis e qualidade de vida, agricultores têm optado por um nicho especial de mercado com grande potencial de crescimento e que atende cada vez mais consumidores: os alimentos orgânicos. O arroz tem se destacado entre eles com diversas iniciativas que tornaram o Rio Grande do Sul o maior produtor neste sistema das Américas.

Para alcançar o status orgânico, o produto deve ser cultivado em ambiente que considere a sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A orizicultura orgânica não usa agrotóxicos, hormônios, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase de produção.

No Sul do Brasil, este tipo de produção tem crescido em assentamentos da reforma agrária vinculados a cooperativas de pequenos agricultores. Mas há iniciativas empresariais que buscam atender a este mercado especial. A prática vai além do manejo e se torna uma filosofia de vida.

Como fatores decisivos para os agricultores tomarem o caminho da agricultura orgânica estão as tecnologias e técnicas adaptadas e empregadas no cultivo, em especial no que se refere ao manejo da adubação e controle de pragas e doenças, sem uso de agrotóxicos e adubos químicos. O método busca o equilíbrio do ecossistema para resultar em plantas mais resistentes a pragas e doenças e no enriquecimento do solo usando o consórcio de plantas e adubação verde.

Para ajudar o consumidor a identificar os alimentos, a legislação impõe o uso de selo específico no rótulo e declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Há feiras de agricultores voltados a este tipo de alimentos em diversas cidades, seções diversificadas nos supermercados e nas grandes e médias cidades há lojas especializadas.
No caso de produtos industrializados, há normas de fabricação que devem ser respeitadas e que evitam contaminação com substâncias indesejadas.

Entre 13 e 16 de março de 2018, Porto Alegre (RS) receberá a 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018) na Assembleia Legislativa. O grupo organizador tem em sua composição o Instituto Rio Grandense do Arroz, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cooperativas e entidades afins.
Algumas variedades de arroz orgânico encontradas no Brasil
Agulhinha integral ou polido, cateto integral ou polido, vermelho integral e preto integral.

RECEITA DO MÊS
Torta de arroz e legumes orgânicos



INGREDIENTES
* 1 xícara de óleo de arroz
* 1 xícara de leite
* 4 ovos
* 1 xícara de arroz cozido
* 2 xícaras de farinha de arroz
* 200 g de legumes diversos bem picados
(cenoura, berinjela, cebola, azeitonas)
* 50 g queijo ralado
* Sal, orégano e pimenta do reino moída a gosto
* 1 colher de sopa de fermento em pó - químico

MODO DE PREPARO
* Coloque no liquidificador os ingredientes líquidos e bata bem. Acrescente a farinha e o arroz cozido e bata novamente até ficar uma massa lisa. Em outro recipiente coloque os legumes a gosto e acrescente o sal, a pimenta e o queijo ralado. Acrescente aos legumes a massa batida do liquidificador, coloque o fermento e misture. Ponha em uma forma untada, polvilhe com orégano e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 15 a 20 minutos.

Edição 64

publicado na edição

Edição 64
Novembro de 2017

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio