Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

06.11.2017 | MERCADO

Vem aí o quarto movimento

 A sinalização de uma leve firmeza das cotações do arroz em casca a partir da segunda quinzena de outubro gera a expectativa da finalização do terceiro movimento (de queda) para o início de um novo, com recuperação das cotações, avalia Élcio Bento, analista da Safras & Mercado. A favor desse quarto movimento pode-se colocar a redução dos volumes exportáveis nos parceiros do Mercosul e esperada redução da oferta para a próxima safra nacional. Em relação ao segundo fator, o atraso do plantio gaúcho chama a atenção.

As dificuldades climáticas podem obrigar a realização dos trabalhos fora da janela ótima, o que, juntamente com uma possível redução do investimento nas lavouras, reduziria a produtividade das lavouras. Além disso, plantando mais tarde tem-se um alongamento do período de entressafra.
De acordo com o primeiro levantamento de intenção de plantio realizado pela Safras & Mercado, a área plantada com arroz no Brasil será 5,2% inferior à anterior, com 1,875 milhão de hectares.

O potencial de produção ficaria em torno de 11,57 milhões de toneladas, contra 12,25 milhões de toneladas da safra passada. Com uma produção inferior ao consumo, a próxima temporada será a terceira em que o país precisará ser importador líquido. Para formação de preços, isso significa que a referência seguirá sendo a paridade de importação com os países do Mercosul. É de olho nesta paridade que os produtores nacionais devem estar na condução de suas lavouras e da comercialização.

Bento: redução dos volumes exportáveis

Edição 64

publicado na edição

Edição 64
Novembro de 2017

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio