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02.09.2017 | ALIMENTAçãO - por Roberta Cassini - Nutricionista e Doutora em Investigação Biomédica (USP)

4 verdades e 1 mito sobre os cereais e as leguminosas!

A combinação de arroz com feijão garante aminoácidos essenciais ao nosso organismo, já que um complementa o outro

Quem não gosta da combinação tradicional de arroz com feijão? Muitos pacientes chegam ao atendimento me questionando sobre seu consumo na alimentação, principalmente quando se trata de emagrecimento. Por isso, vamos falar deles hoje:

1. A combinação de arroz com feijão garante aminoácidos essenciais ao nosso organismo, já que um complementa o outro.

Verdade. O arroz é um cereal rico em metionina e o feijão em lisina, dois aminoácidos que o nosso organismo não produz e que são atingidos com essa associação alimentar.

2. Os cereais e as leguminosas são ricos em fibras e ajudam no funcionamento do intestino.

Verdade. Os cereais integrais e as leguminosas são dois grupos alimentares ricos em fibras que dão aquela força para o nosso intestino funcionar adequadamente.

3. É preciso deixar as leguminosas de remolho para diminuir fatores antinutricionais que prejudicam a absorção de determinados nutrientes.

Verdade. As leguminosas como feijão e lentilha apresentam determinados componentes que chamamos de fatores antinutricionais, que podem formar complexos com alguns minerais e diminuir a sua absorção. O remolho torna-se necessário para preparo desses alimentos.

4. Os cereais e leguminosas fornecem minerais e vitaminas do complexo B que são fundamentais para a nossa saúde.

Verdade. O consumo desses alimentos diariamente fornece vitaminas do complexo B e minerais importantes para o funcionamento do organismo. Combine diferentes opções desses grupos para variar a alimentação.

5. Em dietas de emagrecimento é preciso excluir os cereais e leguminosas da alimentação. Mito. O consumo de cereais integrais e leguminosas é fundamental em dietas de emagrecimento com o planejamento adequado. Como dito, esses alimentos apresentam alta densidade nutritiva e não precisam ser excluídos da dieta.

Escolha outros cereais para sua alimentação, como milho, aveia, sorgo, valendo também para as leguminosas (lentilha, grão de bico, soja)!




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