Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

27.05.2017 | EVENTO - por Sérgio Pereira/Irga

Maior arroz de leite do Brasil faz sucesso na Fenasul/Expoleite

Atração chamou a atenção do público que participou do evento em Esteio

imagem Equipe de gastronomia do Irga, responsável pelo recorde Foto: Sérgio Pereira/Irga

O objetivo era produzir o maior arroz de leite do Brasil. E a meta foi alcançada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Camil, Açúcar União e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilate). Na tarde deste sábado (27), os organizadores receberam o troféu do RankBrasil em reconhecimento pelo recorde do arroz de leite de 1.488 litros. Os trabalhos, que se iniciaram às 6 horas no pavilhão de ovinos do Parque Assis Brasil, em Esteio, chamaram a atenção de quem visitava a 40ª Fenasul e a 13ª Expoleite.

O Irga envolveu neste trabalho 20 servidores da equipe de gastronomia, todos com larga experiência na preparação de pratos em eventos e feiras agropecuárias. Até então, o recorde do maior arroz de leite já produzido no Brasil era da 34ª Expofeira dos municípios de Pedro Osório e Cerrito, ocorrido em 2007. O arroz de leite do Irga foi auditado pelo RankBrasil, entidade independente que atua há 15 anos em todo território nacional, registrando recordes brasileiros. Mais de 1.300 títulos já foram homologados pelo RankBrasil.

O auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, acompanhou os trabalhos desde o início. A equipe do Irga colocava os ingredientes na imensa panela tendo também como testemunha parte da imprensa gaúcha. Alguns veículos de comunicação, como o Canal Rural e o SBT, fizeram questão de acompanhar todos os passos da preparação do arroz de leite recordista.

"Essa nossa ação é muito importante. Nosso objetivo era bater o recorde de maior arroz de leite do Brasil e chamar a atenção da sociedade como um todo. Nós já trabalhamos nas escolas, nas universidades, mas nem todas as pessoas têm acesso a esse tipo de informação. O arroz de leite é só uma opção de prato com arroz. Existem tantas outras opções de receitas que podem levar arroz. Hoje fizemos a nossa parte: recorde batido e campanha de consumo de arroz de volta ao crescimento”, afirma a coordenadora do Programa de Valorização do Arroz do Irga, Camila Pilownic.

A nutricionista da autarquia, Carolina Pitta, comemorou o recorde. “Ficamos muito contentes por termos batido esse recorde: o maior arroz de leite do Brasil. O arroz é um alimento tão importante e o RS é o maior produtor nacional. Somos responsáveis por 70% da produção nacional. Esse alimento é rico em carboidratos, sais minerais, proteínas, vitaminas e fibras. Nós não podemos deixar de consumi-lo. Qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, deve consumir o cereal. Então, vamos comer arroz, um alimento cheio de sabor e saúde”, lembra Carolina.

Durante o restante da tarde de sábado, os servidores do Irga serviram os visitantes da feira, que inclusive puderam levar para casa o arroz de leite. A Prefeitura de Esteio ficou com a responsabilidade de distribuir o restante para instituições de caridade do município. Entre as autoridades que acompanharam os trabalhos estavam o secretário de Agricultura do Estado, Ernani Polo, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Visitantes da feira degustaram o arroz de leite

Os ingredientes do novo recorde

180 quilos de arroz branco

1.300 litros de leite

560 quilos de leite condensado

90 quilos de açúcar

3,5 quilos de canela em pau

1 quilo de cravo da Índia

9 quilos de canela em pó

Fonte: Irga




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio