Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
assine 3
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

notícias

27.11.2015 | PLANETA GENTE

Planeta Gente

Velha escola
O Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, em Pelotas (RS), oportunizou o encontro de dois melhoristas aposentados, responsáveis ou integrantes das equipes que desenvolveram boa parte das variedades utilizadas no Rio Grande do Sul. Arlei Laerte Silva Terres, da Embrapa Clima Temperado, é considerado pelos colegas um dos pesquisadores de maior recurso no desenvolvimento de novas variedades a partir de um banco com pequena variabilidade genética. O outro é Paulo Sérgio Carmona, que ajudou a criar cerca de duas dezenas de variedades irrigadas no Irga. São perto de 50 anos dedicados à evolução genética do cereal. A velha escola, como se vê, nunca deixou a desejar em termos de tecnologia.

O presidente
O pesquisador José Francisco da Silva Martins, da Embrapa Clima Temperado, presidiu em agosto passado o IX Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, promovido pela Sociedade Brasileira do Arroz Irrigado (Sosbai). Martins, com quase 40 anos de casa, conseguiu inovar ao dirigir com sua equipe o evento para os prédios históricos da bela cidade do sul gaúcho, integrando o patrimônio agronômico e intelectual de um polo arrozeiro ao patrimônio cultural e histórico do município. O Theatro Guarany e a Biblioteca Municipal, além da rua especialmente coberta para receber expositores e patrocinadores, marcaram positivamente a iniciativa.

O diretor
O venezuelano Edgar Alonso Torres Toro, doutor em genética e melhoramento de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (SP), é o novo diretor de pesquisa da RiceTec Mercosul, multinacional especializada no desenvolvimento e comercialização de sementes de arroz. O especialista tem mais de 16 anos de trajetória profissional em melhoramento genético do grão. Anteriormente, Torres Toro atuava no Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), na Colômbia. Ele também exercia a coordenação técnica para o Hybrid Rice Consortium for Latin America (Hiaal).

Edição 56

publicado na edição

Edição 56
Novembro de 2015

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio