Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
banner5

artigos

22.03.2020 | Meio Ambiente

Dia Mundial da Água 2020

por Ivo Mello - Eng.º Agrônomo e diretor Técnico do Irga

Arrozeiro gaúcho celebra a água todo ano há mais de um século Arrozeiro gaúcho celebra a água todo ano há mais de um século

Em meio a uma verdadeira revolução comportamental por conta da evolução da pandemia do coronavírus nesta semana que antecedeu ao dia 22 de março, cabe uma reflexão sobre como deveremos nos portar em relação a elementos fundamentais à vida, como a água. A ONU estabeleceu o dia 22 de março para que as pessoas lembrem da importância do insumo vital que é a água. Para quem é agricultor e vive do que a combinação de trabalho, manejo do solo e clima predominante entrega em termos de alimentos, fibras e energia entender a importância da água é muito fácil. Ainda mais aqui no Rio Grande do Sul onde, neste início de outono, estamos vivendo uma das mais severas estiagens dos últimos 15 anos.

Sim, a água é importantíssima para a humanidade, pois sem ela em quantidade e qualidade adequadas simplesmente o que nós entendemos por vida não existiria.

O arrozeiro do RS aprendeu esta lição há mais de um século, quando as primeiras lavouras de arroz irrigadas com finalidade de abastecer mercados com o cereal que garante padrões nutricionais de qualidade a bilhões de pessoas neste planeta (que é mais água do que terra na sua superfície) foram semeadas neste Estado, que é riquíssimo em água. A hidrografia do Rio Grande do Sul, combinada com o regime pluviométrico da zona subtropical da América do Sul, permitiu o desenvolvimento de uma atividade econômica chave para o desenvolvimento de nosso país ao longo destes anos. E nesta safra o Estado deverá oferecer próximo de 75% da demanda pelo grão da população brasileira.

Para alcançar esses níveis, o investimento em conhecimento para otimizar o manejo da água foi fundamental para chegarmos a patamares de produtividade invejáveis a quaisquer regiões produtoras do planeta, garantindo os usos múltiplos das águas nas diversas bacias hidrográficas do RS. Sim, com muito orgulho o arrozeiro do Rio Grande do Sul é, na maioria das 25 bacias hidrográficas, o maior usuário de água bruta para irrigar seus campos de produção, mas garante os usos prioritários como dessedentação humana e animal bem, como a manutenção da vida aquática silvestre.

Para chegar nisso, além do investimento em conhecimento, foi preciso uma inversão de capital econômico e humano para estabelecer uma infraestrutura de drenagem e irrigação de forma a garantir a oferta do recurso vital para os empreendimentos respeitando os usos prioritários.

Exemplo disso foi o investimento em armazenamento de água através da construção de milhares de açudes e barramentos de todos os portes predominantemente pelo setor privado que garante a oferta hídrica para os quase 1 milhão de hectares semeados anualmente em nosso Estado.

Nosso Irga, que neste ano completa 80 anos de atividades em prol da orizicultura gaúcha, desempenhou papel fundamental nesses investimentos para otimizar o uso da água. Evidência disso é o fato de que a relação litros de água/kg de grãos da lavoura gaúcha é uma das mais eficientes quando comparada a outras regiões produtoras do planeta.

O arrozeiro gaúcho celebra a água todo ano há mais de 100 anos, pois sem ela não alcançaria esses patamares de produtividade fornecendo alimento de qualidade e seguro às populações de nosso país e daqueles que exportamos.

Como parte desta cadeia produtiva que busca constantemente se alinhar aos desafios de produzir de forma sustentável, associamo-nos à comunidade mundial para reverenciar o bem vital precioso neste Dia Mundial da Água de 2020.

Foto: Robispierre Giuliani/Divulgação Irga




Enviar artigo para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio