Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
banner5

artigos

21.01.2020 | Investimento

Vantagens e desvantagens de investir em commodities

por Regiane Delfino Medeiros - Economista e analista mercantil

Entre as diversas opções de investimentos disponíveis no mercado, uma pouco conhecida mas que pode oferecer bons retornos são as commodities.

Para quem ainda não conhece, commodities nada mais são do que matérias-primas para outros produtos.

Sendo assim, as commodities possuem como principal características a uniformidade do produto ofertado. Em outras palavras, não há diferenciação entre determinados produtos classificados como commodities.

Para ficar mais claro, imagine o arroz; Via de regra, não há diferença entre o arroz plantado no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina, logo podemos dizer que o arroz é uma commodity.

Uma série de produtos podem ser considerados commodities como: gado, soja, trigo, petróleo, ouro, etc.

Investindo em Commodities
O investidor que deseja diversificar sua carteira pode optar por investir em commodity física ou através do mercado financeiro. Neste caso, as opções são muitas. Isso porque dá pra investir em commodity comprando contratos futuros, ações, fundos multimercados, entre outros.

Mas uma grande dúvida por parte dos investidores é se vale a pena investir em commodities. Por esse motivo relacionamos abaixo os principais prós e contras de escolher esse tipo de investimento:

Vantagens

Durabilidade
As commodities físicas que passam por um adequado processo de armazenamento e conservação, são produtos que podem durar muito tempo, mantendo a qualidade.

Diversificação
A diversificação é uma estratégia muito usado pelo investidor que deseja diluir o risco de sua carteira de investimentos. Por esse motivo, investir em commodities pode ser uma vantagem.

Relevância global
As commodities são consumidas no mundo inteiro na medida em que seus produtos são fundamentais para a sobrevivência humana. Sendo assim, os investimentos nos setores relacionados à commodities são feitos em alta escala, logo, possibilita ao investidor retorno atrativo.

Desvantagens
Oscilação de preço

Commodities são produtos cujo mercado apresenta alta volatilidade. Ou seja, os preços podem oscilar rapidamente dependendo do cenário econômico ou das condições climáticas. Uma seca no sudeste, por exemplo, pode afetar a produção de soja, fazendo o preço do produto ir às alturas. Logo, o investidor pode ficar muito exposto a riscos ao optar por investir em commodities.

Alavancagem
A alavancagem costuma ser usada por investidores mais experientes, sendo muito comum na compra de contratos futuros de commodities. Então, aqueles que negociam pensando na especulação, os riscos são elevados, podendo inclusive levar o investidor à ruína.




Enviar artigo para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2020 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio