Facebook

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
assine 3

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

artigos

08.08.2019 | Insumos

As sementes de arroz em Turvo

por Reginaldo Ghellere

O estado de Santa Catarina produz em torno de 1 milhão de toneladas de arroz em quase 150 mil hectares. Toda essa área precisa de muita semente e em nosso estado, como acontece em muitas áreas, há um diferencial em relação aos demais no que se refere a produção de semente de arroz.

A diferenciação no caso das sementes envolve toda a cadeia produtiva do arroz. Inicialmente, a Epagri que é uma empresa de pesquisa agropecuária e extensão rural dos catarinenses, desenvolve a semente genética. Para se ter uma ideia, uma cultivar para ser lançada, tem cruzamentos e análises dos pesquisadores durante 10 a 12 anos. Na fase final, antes do lançamento da cultivar, testes de campo em diversas regiões do estado e o teste na indústria são realizados. Aprovada pelos pesquisadores e pela indústria, entre em campo a empresa Agrogiust de Turvo, que por meio de uma parceria com a Epagri nos últimos 40 anos reproduz a semente genética, transformando num volume maior de sementes da categoria “básica”.

Depois dessa fase, as demais empresas produtoras de sementes do estado e a própria Agrogiust, que estão associadas na ACAPSA (Associação catarinense de produtores de sementes de arroz irrigado), juntamente com agricultores parceiros, reproduzem as sementes da categoria “básica” nas duas outras categorias “C1 e C2”. Quando chega nessas categorias (C1 e C2), com um volume de semente suficiente para atender todo o estado de Santa Catarina e boa parte de Rio Grande do Sul, todos os agricultores passam a ter acesso às sementes.

Ao todo são pelo menos 4000 hectares de área de sementes. Essa produção atende mais de 250 mil hectares, portanto área muito maior do que a plantada em Santa Catarina. Por isso, que a nossa semente certificada de excelente qualidade ocupa 80% da área plantada em Santa Catarina e o segundo lugar no Rio Grande do Sul.

Faço o destaque para o município de Turvo que detêm mais de 40% da produção de sementes de arroz de Santa Catarina (1700ha) e em especial, a família Giust que tem contribuído sobremaneira para a qualidade dessas sementes.




Enviar artigo para um amigo

comentários (1)

14/08/2019 - Marcos Hanus ( - CE)
Na data desta matéria, provavelmente ainda não se tinha a triste notícia da morte do dono da empresa agrogiust, dia 4-08, com acidente de trator.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2019 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio