Sementes Basso 3

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
news
Facebook

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

artigos

31.10.2018 | Artigo

Hoje é o Dia Internacional do Arroz

por Cleiton Evandro dos Santos - Jornalista especializado em Agronegócios e analista de mercados de arroz

31 de Outubro é o dia dedicado a celebrar o grão que é o principal alimento da população em 2/3 do mundo

Desde 2004 o mundo inteiro celebra em 31 de outubro o Dia Internacional do Arroz. A data foi definida na 57ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 2002. A resolução aprovava o Dia do Arroz e,ao mesmo tempo, instituía o ano de 2004 como o Ano Internacional do Arroz.

O Ano Internacional do Arroz (AIA) de 2004 foi um evento da ONU que reeditou outro similar ocorrido em 1966, destinado a levar o debate mundial acerca da produção do arroz como um dos principais alimentos do ser humano. O ano foi dedicado a atividades e debates de promoção e conscientização da importância do grão para a segurança alimentar global, com ênfase na Ásia, onde o arroz é o pilar da alimentação.

No Brasil, as atividades foram comandadas pela Embrapa, que realizou cursos, eventos e debates com a sociedade e a cadeia produtiva. Na época, havia uma preocupação enorme com a retração produtiva, dos estoques e o risco de desabastecimento, pois o grão vinha perdendo área e produção e deixando de acompanhar as projeções de consumo futuro.

A discussão foi muito oportuna, uma vez que em 2008 o mundo viu as commodities explodirem de preços face à expectativa de uma crise mundial de alimentos por limitação de água e renda aos produtores e pelo movimento de investidores em busca do mercado agrícola. Cotações de arroz na Tailândia chegaram a superar os 1.100 dólares por tonelada no pico daquele ciclo (2008/2009), preços que hoje estão na faixa de 400 dólares.

Com o risco de desabastecimento, diversos países da Ásia voltaram a produzir mais, em especial a China e a Índia. Tecnologias foram agregadas e alguns países chegaram a criar estoques gigantescos, que acabaram por afetar o comportamento do mercado mundial.

No Brasil, desde 2004 a área cultivada caiu, em especial nas zonas de sequeiro. Mas, também nas áreas irrigadas. A produtividade aumentou de 5,3 para 7,9 mil toneladas no Rio Grande do Sul, mas as oscilações de preços, a alta dos custos de produção, a falta de acesso ao crédito, o endividamento e a falta de renda têm sido alguns dos fatores que reduzem não apenas a área, mas o número de produtores e lavouras.

Estimada em 17 mil produtores e quase 20 mil lavouras em 2004, agora a orizicultura gaúcha tem perto de 11 mil produtores e 14 mil lavouras, mas continua sendo a principal atividade econômica da Metade Sul, alicerce da economia da região mais empobrecida do Estado gaúcho.

Ainda que não tenha motivos para comemorar o momento, e nem sempre seja reconhecida em sua real dimensão e importância, a cadeia produtiva do arroz está de parabéns. Um Dia Internacional do Arroz de 2018 com muita esperança, fé, determinação e reflexão!

Porque sem o arroz, a mesa do brasileiro e do mundo jamais estará completa!
Eu tenho o maior orgulho dos meus amigos, familiares e mestres do mundo arrozeiro e de fazer parte deste Planeta Arroz.




Enviar artigo para um amigo

comentários (1)

31/10/2018 - RENATO CAIAFFO ROCHA (Montenegro - RS)
Excelente artigo Cleiton!!! Muito bom e oportuno esse resgate... Afinal a Orizicultura é uma das nossas maiores vocações e riquezas do nosso Rio Grande. Respeito, valorização e renda são as palavras e as ações que devemos cobrar dos novos governantes para com nossos produtores, se quisermos manter essa atividade secular em nosso estado. Por isso temos muito trabalho pela frente, e não há mais tempo a perder!
Aproveito esse dia para cumprimentar e homenagear a todos atores da Cadeia Produtiva do Arroz. ARROZ É VIDA!!

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2018 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio