Sementes Basso 3

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Facebook
news

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 4

artigos

08.04.2018 | Clima

Chuva em março foi boa em várias regiões do RS, mas o Sul e a Campanha continuaram com baixos volumes

por Anderson Haas Poersch* e Equipe SimulArroz (Estudante de Meteorologia/UFSM)

Figura 1- Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de março de 2018 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET. Figura 1- Precipitação durante a primeira quinzena (A) e a segunda quinzena (B) do mês de março de 2018 no estado do Rio Grande do Sul. Fonte dos dados: INMET.

No mês de março tivemos em geral bons acumulados de precipitação sobre o estado do Rio Grande do Sul. Na primeira quinzena de março os volumes de precipitação foram inferiores a 120 mm, com os maiores volumes no noroeste e norte do estado (Figura 1A). As regiões que ficaram com menos chuva (valores inferiores 60 mm) foram a Campanha, o extremo Sul e parte da Serra Gaúcha. Também, na primeira quinzena, de forma geral, houve maior frequência das chuvas em forma de pancadas isoladas. Na segunda quinzena do mês de março (Figura 1B) ocorreram volumes maiores de precipitação em relação a primeira quinzena na maioria das regiões do estado, destacando-se as região central/norte, com volume superior a 150 mm. A região que menos ocorreu precipitação nessa quinzena foi novamente o extremo Sul e em locais próximos a São Gabriel, com valores inferiores a 60 mm.

A Normal climatológica de precipitação para o mês de março no estado do Rio Grande do Sul é superior de 120 mm em boa parte do estado, diminuindo na faixa leste e zona sul do estado onde a Normal é inferior 120 mm (Figura 2A). A precipitação acumulada do mês de março de 2018 (Figura 2B) teve os maiores volumes de precipitação nas regiões centro/norte do estado, com alguns pontos superando o volume de 240 mm. Na maior parte do estado, a precipitação foi superior a 120 mm, apenas o extremo Sul e pontos da região de São Gabriel, na Campanha Gaúcha, tiveram valores abaixo dos 120 mm. Com isso podemos avaliar o mês de março com precipitação acima da normal climatológica na maioria das regiões do estado, com destaque para regiões Centro/Norte onde as anomalias positivas de precipitação foram em torno de 75 mm. O destaque negativo do mês foi que a Campanha e o extremos Sul, regiões aonde vem chovendo pouco desde novembro, mais uma vez tiveram pouca precipitação.

A colheita da soja e do arroz no Rio Grande do Sul avançou bem durante o mês de março. A produtividade das primeiras lavouras nas áreas de soja na metade norte do estado e de arroz nas regiões orizícolas onde a semeadura foi mais cedo, como a Fronteira Oeste, tem sido boa em ambas culturas. A expectativa é de que no mês de abril a colheita destas duas culturas vai avançar bastante no RS.




Enviar artigo para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2018 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio