Macoppi
Assine 5

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Assine 6
Safras

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Agrotendencias

notícias

10.06.2011 | ESPECIAL - por Jornal do Povo (RS)

Palha de arroz usada para alimentar o gado

Produto é alternativa para suplementar a alimentação durante o inverno

imagem Suplemento alimentar não deixa o gado perder peso Foto: Jornal do Povo (RS)

Com a chegada do inverno o campo nativo perde a qualidade nutricional e o pasto cresce menos que o consumido pelo gado, que acaba perdendo peso. A consequência entre as fêmeas é uma queda na produção leite, diminuição do peso e dificuldade para repetir a cria no ano seguinte, salienta o médico veterinário José Cláudio de Toledo Rosa.

Mas o problema mais grave atinge os novilhos, que ganham peso no verão e perdem nos meses de inverno. "É o famoso boi sanfona, que não atinge idade e peso de abate economicamente viável entre os 24 e 30 meses", frisa José Cláudio, especialista em produção e nutrição animal.

Diante da necessidade de buscar alternativas para alimentar o rebanho durante o inverno, José Cláudio salienta que a palha de arroz vem sendo usada em fazendas da fronteira para produzir feno, especialmente pelo baixo custo.

"Antigamente a palha de arroz era desconsiderada devido à baixa qualidade nutritiva e também à baixa digestibilidade. Hoje, com o advento dos suplementos minerais proteinados as coisas mudaram", enfatiza José Cláudio.

Ele salienta que fornecendo o sal proteinado diariamente, é possível alimentar o gado com o feno de arroz. "Com isto promovemos condições fisiológicas para o rebanho retirar o máximo de proveito deste subproduto, que hoje sobra em nossas lavouras de arroz", ressalta o veterinário.

Com este manejo, o produtor evita a perda de peso dos bovinos nos meses frios, melhorando a performance dos animais na primavera, o que eleva os índices de natalidade e velocidade de crescimento e engorda.




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar
Todos os direitos reservados - Copyright 2014 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio