Macoppi
Assine 5

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Safras
Assine 6

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Agrotendencias

notícias

19.11.2010 | ESTIAGEM - por Zero Hora (RS)

Palha de arroz se torna alimento alternativo ao gado em período de seca

Fronteira Oeste e Campanha gaúcha misturam subproduto do arroz com sal proteinado

Não importa se o inverno foi rigoroso ou o verão vem acompanhado de La Niña: na estância Sant’Ana, de Miguel Augusto Barbará, em Uruguaiana, o gado é gordo o ano inteiro. O produtor lançou mão de uma técnica que aproveita a palha de arroz, subproduto do grão, para formação de fardos que alimentam o gado em períodos de crise climática.

Assim como ele, produtores de pecuária e arroz da Fronteira Oeste e da Campanha têm a técnica como aliada. Enrolado por uma enfardadeira logo após o período de colheita do arroz, em março, e misturado com sal proteinado, cada rolo pesa 400 quilos e alimenta 50 animais.

Com a sobra da safra passada, Barbará produziu, com 960 toneladas de palha de arroz, 2,4 mil fardos. Suficiente para alimentar seu rebanho braford até o final de janeiro. Para a próxima safra, comprou uma enfardadeira nova e pretende produzir 5 mil fardos:

— Neste ano, comecei a usar no início da primavera, enquanto em anos anteriores sempre usei no final — diz Barbará, que vende os fardos excedentes a outros produtores a R$ 80.

Assistente técnico regional da Emater em Bagé, Fábio Eduardo Schlick diz que a suplementação é uma ótima alternativa para as regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, em razão de muitas propriedades terem pecuária e lavoura de arroz integradas:

— O produtor não precisa gastar com transporte, o que torna a opção mais barata. É preciso observar que a palha esteja misturada ao sal proteinado. Só a palha não tem capacidade nutricional de manter o peso do animal.




Enviar notícia para um amigo

comentários (1)

22/11/2010 - leo de carvalho krebs (gurupi - TO)
é uma exelente alternativa, aqui no Tocantins ja fizemos isto a varios anos, o gado nao chega a engordar , mas passa o periodo da seca, março a novembro sem grandes baixas.

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar

últimos artigos

09.11.2014 | Biotecnologia
Arroz dourado
16.10.2014 | Insumos
O futuro da aplicação aérea
19.09.2014 | AGRONEGÓCIO
Agrodependência: uma realidade que exige uma nova consciência
ver todos
Todos os direitos reservados - Copyright 2014 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio