Macoppi
Assine 5

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Safras
Assine 6

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Agrotendencias

notícias

05.09.2009 | ESPECIAL

PLANETA MÁQUINAS

A máquina, desde o locomóvel até os mais modernos tratores e colheitadeiras, pode ser considerada a grande parceira do produtor rural. A relação do homem com a terra tem sua história ligada diretamente ao insumo criado pelo próprio produtor para facilitar e otimizar o uso da lavoura. Com as máquinas, o agricultor consegue extrair o máximo da terra com o menor esforço e essa relação aumenta com a evolução dos produtos agrícolas.

A evolução das máquinas do campo retrata a grande aventura da indústria. A lavoura de arroz, considerado o primeiro grão universal e a grande arma do planeta para combater a fome, foi uma grande impulsionadora da revolução tecnológica, financiando o surgimento das grandes máquinas que anteciparam no campo a chegada do século 21. As máquinas mais modernas que estão no mercado encaminham a produção agrícola para constantes recordes de produtividade.


25 mil colheitadeiras

New Holland comemora produção iniciada no Brasil em 1993

A New Holland está comemorando a produção de 25 mil colheitadeiras da linha TC fabricadas no Brasil. A história desta marca começou em 1993, em Curitiba. Em 2008 a New Holland vendeu 1.560 unidades. A novidade no mercado é a TC5070, que promete maior rendimento e menor perda na colheita, além de fácil manutenção e conforto para o operador. A máquina oferece uma configuração especial para trabalhar na colheita de arroz, com rodado duplo na frente e pneu maior na traseira, que permite maior força de tração especialmente nos terrenos alagados dos arrozeiros.

Outra novidade da TC5070 é o design da cabine, além do novo sistema de iluminação, que facilita as operações de colheita noturna. A nova máquina conta com assento para acompanhante, novo painel de instrumentos com comandos ergonomicamente localizados e display digital que fornece informações sobre o desempenho. Além das novidades específicas para o novo modelo, a New Holland manteve características marcantes da TC57 na TC5070, como o sistema Rotary Separator, que aumenta a capacidade de separação de grãos. O tanque graneleiro permanece com capacidade de cinco mililitros e o motor é New Holland com 180 cavalos e intercooler.

Perfil
TC5070


1. Plataforma flexível de 20 pés, com opção de plataforma rígida de 17 pés

2. Acionamento hidráulico do molinete, sincronizado com a velocidade da máquina

3. Sistema de flutuação lateral e controle pneumático da altura da plataforma

4. Reversor hidráulico de duplo sentido

 

 

Shopping

Trator categoria A

A Valtra lançou no mês de julho a linha de tratores Série a. São três modelos com potência que variam de 78cv a 95cv. “Hoje máquinas de 50cv a 78cv são responsáveis por 71% das vendas no país”, afrma Jak Torreta Jr., diretor de marketing da Valtra. “O desafo foi oferecer ao cliente a melhor solução custo/benefício nessa faixa”, destaca ele.

Com o lançamento dos tratores Série a, a Valtra pretende atender os pequenos e médios produtores, prometendo qualidade e durabilidade dos tratores de maior potência. as máquinas são equipadas com motor aGCO Sisu power 3 e 4 cilindros turbo. “Este projeto reúne o que a Valtra tem de melhor em tecnologia e tudo mais que o agricultor brasileiro nos pedia para oferecermos em um trator robusto, econômico, confortável e muito produtivo”, ressalta Jak Torretta Jr.

A John Deere lança durante a Expointer 2009 uma colheitadeira especifcamente desenvolvida para a produção de arroz. a John Deere 9570 STS promete rendimento elevado e maior qualidade do grão. as vantagens são proporcionadas pela tecnologia StS, aliadas à alta performance e durabilidade da nova plataforma de corte rígida, Série 600 de 22 pés. todos os elementos da nova colheitadeira e da plataforma foram confgurados especialmente para as rígidas condições de colheita nos arrozais.

A tecnologia STS da John Deere é a de mais alta produtividade nas lavouras de soja e milho e agora também pode ser aplicada na colheita do arroz. STS é uma tecnologia da John Deere aplicada em colheitadeiras e consiste em um módulo único longitudinal com três seções distintas que efetuam a separação dos grãos. Esse sistema oferece colheita mais rápida, maior produtividade e grãos com maior a qualidade. A John Deere já produz colheitadeiras STS para grãos no Brasil e esse é o primeiro modelo específco para a cultura do arroz.

Numerologia
A venda de máquinas agrícolas no Brasil subiu 13% em julho comparado ao mês anterior, totalizando 4.796 unidades comercializadas. Esse volume representa uma queda de 5,1% em relação a julho de 2008. nos sete primeiros meses de 2009 as vendas somaram 27.854 unidades, queda de 8,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. a produção de máquinas agrícolas, com 5.639 unidades, cresceu 38,7% em julho em comparação ao mês passado, mas em comparação a julho de 2008 foi registrada uma queda de 25,7%. De janeiro a julho a produção atingiu 34.058 unidades, queda de 28,3% frente ao mesmo período anterior.

 

Pulverizador para o arroz

O Jacto Advance 3000 AM24 Tandem Arroz é uma máquina desenvolvida com tecnologia em pulverização direcionada para a rizicultura. O equipamento proporciona qualidade de aplicação de defensivos em busca do aumento de produtividade. as vantagens para a produção de arroz estão relacionadas à redução dos danos nas taipas com a diminuição da quantidade de passadas em uma mesma área. Com reservatório de 3 mil litros e barras de 24 metros, a máquina tem controlador eletrônico com velocidade medida por GPS.

 

Na medida certa

A Massey Ferguson apresenta na Expointer 2009 sua mais recente série de plantadeiras e semeadeiras múltiplas, a Série 600. São seis modelos de cinco a 11 linhas para culturas de verão e 13 a 29 linhas para culturas de inverno. a Série 600 traz três modelos para pequenas e médias propriedades e três modelos para grandes propriedades. O sistema de inversão das caixas proporciona maior capacidade de carga e autonomia de trabalho.

 

Agrale lança novo trator compacto

A agrale, principal fabricante de tratores destinados à agricultura familiar, lança na Expointer 2009 o trator 5065.4 Compact. Desenvolvido para o trabalho em culturas que exigem equipamentos de menores dimensões, o modelo é versátil e pode atender a diversas aplicações. na 32ª edição da Expointer, a agrale apresentará sua completa linha de tratores, que vão de 15cv a 168cv, além de motores agrale lança novo trator compacto estacionários e o caminhão 8500. O novo trator agrale 5065.4 Compact possui largura menor que os modelos convencionais, com largura total de 1,3 metro. Isso o torna indicado ao trabalho em áreas com espaçamentos reduzidos, como cafezais, parreirais e pomares, trafegando sem danifcar as culturas. Com potência de 65cv, é um trator ideal para trabalhar na fruticultura e onde haja necessidade de um trator estreito.


Gladiador da Lavoura

A grande novidade Stara para a agricultura é o pulverizador autopropelido Gladiador 3000. Essa máquina apresenta grande autonomia de trabalho, possibilitando a pulverização de até 450 hectares por dia. tem motor MWM seis cilindros turbo com 185cv, suspensão pneumática ativa, barras de 25 metros e 27 metros com abertura eletro-hidráulica e tanque com capacidade de 3 mil litros.


Mais alimentos impulsiona os pequenos

O programa Mais alimentos, parceria do Ministério do Desenvolvimento agrário (MDa), associação nacional dos Fabricantes de Veículos automotores (anfavea) e associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (abimaq), tem como objetivo incentivar as vendas de tratores de menor potência, na faixa de 15cv a 78cv, para tornar o pequeno produtor mais efciente na produção agrícola. O preço das máquinas agrícolas, dentro do programa, foi negociado entre a indústria e o Governo Federal com vantagens signifcativas para a aquisição de tratores e implementos. O crédito individual é de até R$ 100 mil com juros de 2% ao ano e prazo de 10 anos de pagamento e três de carência. até junho de 2009 foram comercializados mais de 10 mil tratores no programa Mais alimentos.


Massey lança o duplo rotor
Equipamento será lançado na Expointer 2009


A Massey Ferguson está lançando para a safra 2009/10 a colheitadeira MF 5650 SR, com sistema de separação por duplo rotor. O equipamento ganha as vitrinas a partir da Expointer 2009. a máquina foi desenvolvida exclusivamente para a cultura de arroz irrigado. a MF 5650 Sr tem o menor peso na sua categoria, alta capacidade de tração, baixo custo de manutenção e excelente desempenho na região arrozeira. O conjunto de duplo rotor proporciona mais produto colhido por hora, menos perdas em colheita e aumento do número de horas diárias trabalhadas.

As grandes vantagens do duplo rotor são a facilidade na manutenção dos componentes, ganho de velocidade na colheita e menor índice de perdas. a tecnologia de duplo rotor garante ainda grande capacidade de separação, com maior limpeza do grão colhido. a grande vantagem da MF 5650 Sr está na rapidez com que a palha do arroz é processada pelos rotores e conduzida para fora da máquina, permitindo que ela opere em velocidades mais altas se comparada às máquinas equipadas com saca-palhas.


Perfil
MF 5650 SR


1. Versões 4x2 e 4x4 com semiesteira e versão 4x4 com rodagem dupla
2. Versatilidade de operação e excelente desempenho em terrenos irrigados
3. Menor peso, alta capacidade de tração, baixo custo de manutenção
4. Duplo rotor proporciona mais produto colhido por hora e menos perdas

Referências

A marca Massey Ferguson é líder no mercado brasileiro de tratores há quase 50 anos ininterruptos. É fabricada pela AGCO, maior fabricante de tratores da américa Latina e a maior exportadora do produto do Brasil. Os tratores, colheitadeiras e implementos Massey Ferguson são exportados para mais de 80 países, com atuação destacada nos Estados Unidos, argentina, Venezuela, Chile e África do Sul. as fábricas no Brasil fcam no Rio Grande do Sul: Canoas (tratores), Santa rosa (colheitadeiras) e Ibirubá (implementos).



Os novos pesados
Massey Ferguson promete baixo custo operacional e manutenção fácil

A Massey Ferguson lança na Expointer 2009 os quatro modelos de trator da nova Série MF 7100. projetados para aumentar a rentabilidade do produtor rural, as máquinas têm potência entre 140cv e 180cv, trabalham com alto rendimento e efciência, principalmente no plantio e manejo de grandes áreas. Segundo a Massey, as características básicas são o baixo custo operacional e a facilidade de manutenção.

O motor de seis cilindros turbinado AGCO Sisu power destes tratores proporciona força e velocidade de trabalho para serviços na lavoura com baixo consumo de combustível. Com excelente escalonamento de marchas e câmbio sincronizado, os modelos MF 7140, MF 7150, MF 7170 e MF 7180 estão equipados com controle remoto de alta vazão de centro fechado e sistema de levante de três pontos com nova geometria, otimizando o trabalho no campo. O design moderno e arrojado do atual padrão internacional da Massey Ferguson é a primeira das muitas novidades que se percebe na Série 7100.

Perfil
Série 7100


1. Facilidade e conforto para operação
2. Pontos de manutenção mais acessíveis
3. Transmissão com mais opções de velocidade: sete velocidades entre quatro e 12 km/h
4. Confgurações para trabalhar com implementos pesados

 

Piloto automático e agricultura de precisão

Os modelos cabinados da Série 7100 podem ser confgurados com o sistema de direcionamento automático auto-guide. Utilizando navegação por GPS, o piloto automático conduz a máquina na lavoura, inclusive à noite, por trajetórias exatas. Como a precisão pode ser de até dois centímetros, o sistema evita falhas e sobreposições, melhorando a efciência do trabalho. Os novos tratores também estão aptos para trabalhar com agricultura de precisão, fazendo aplicações à taxa variável que evitam o desperdício de insumos, elevam o rendimento e aumentam a lucratividade.

Referências

A AGCO, Your agriculture Company, (nyse: AGCO) foi fundada em 1990 e oferece uma linha de produtos completa, incluindo tratores, colheitadeiras, equipamentos para fenação e forragem, pulverizadores, equipamentos para preparo de solo, implementos e peças de reposição relacionadas. Os produtos da AGCO são vendidos através de suas marcas principais: Challenger, Fendt, Massey Ferguson e Valtra, que são distribuídos através de mais de 2.800 concessionárias e distribuidores independentes em mais de 140 países no mundo. A AGCO fca sediada em Duluth, na Georgia, e em 2008 teve uma receita líquida de vendas de US$ 8,4 bilhões.

Edição 31

publicado na edição

Edição 31
Setembro de 2009

Veja o conteúdo

Disponível
Versão Impressa




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar
Todos os direitos reservados - Copyright 2014 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio