Macoppi
Assine 5

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Safras
Assine 6

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Agrotendencias

notícias

26.08.2004 | SEMENTES - por Revista Planeta Arroz / Basf

BASF esclarece informações sobre o Sistema Clearfield® Arroz

A Basf, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do país, divulgou nota informando que está acompanhando atentamente o andamento das ações judiciais contra os falsificadores de sementes, movida pelo Irga

A Basf, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do país, divulgou nota hoje informando que está acompanhando atentamente o andamento das ações judiciais contra os falsificadores de sementes, movida pelo do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

Para garantir o uso correto do Sistema de Produção Clearfield Arroz, a Basf apóia iniciativas deste tipo, mesmo se tratando especificamente da produção e da multiplicação de sementes, atividade desenvolvida e controlada pelo Irga e também pela Rice Tec. Especificamente nesse caso, a Basf entende que não é porta-voz para se pronunciar sobre o assunto, mas está à disposição para fornecer informações gerais sobre o Sistema de Produção Clearfield Arroz e o herbicida Only, produzido com exclusividade pela empresa.

A Basf tem a exclusividade do Sistema de Produção Clearfield® Arroz, que combina sementes certificadas (isentas de arroz vermelho), o herbicida Only e o programa de monitoramento das plantações. Esses três fatores combinados combatem com eficiência plantas daninhas que infestam os arrozais, especialmente o arroz vermelho, responsável por uma quebra de até 20% da safra gaúcha.

No Brasil, as sementes utilizadas no Sistema de Produção Clearfield Arroz são desenvolvidas em parceria com o Irga e com a Rice Tec, empresa especializada em pesquisa de novas sementes e líder no segmento de arroz híbrido. O herbicida Only é produzido pela Basf e sua aplicação é exclusiva para a cultura do arroz que utiliza o sistema de produção Clearfield. O monitoramento das lavouras é constante e realizado por especialistas da Basf, em parceria com técnicos do Irga e com os agricultores, que acompanham o desenvolvimento da lavoura.

Sempre que um desses fatores não é respeitado, o risco de uma planta de arroz vermelho permanecer na plantação e se tornar resistente ao herbicida é maior.

Além disso, ao utilizar sementes não certificadas, o agricultor corre o risco de plantar sementes de arroz vermelho, aumentando a possibilidade de novas infestações. Outro risco para o agricultor ao usar sementes não certificadas, que podem não ser tolerantes ao herbicida, é a perda total da plantação.

Agindo dessa forma, o produtor está desperdiçando esta valiosa ferramenta que vem se mostrando muito eficaz no manejo do arroz vermelho.

ONLY

O único herbicida registrado pelo Ministério da Agricultura e com comprovada eficiência para ser utilizado no Sistema de Produção Clearfield Arroz é o Only. Desenvolvido especialmente para a cultura do arroz, esse herbicida, fabricado e comercializado com exclusividade pela Basf em todo o mundo, controla com eficiência o aparecimento de plantas de arroz vermelho, com apenas uma única aplicação na maioria dos casos.

A utilização de qualquer outro herbicida no Sistema de Produção Clearfield Arroz, que não seja o Only, pode ocasionar a permanência de plantas daninhas, especialmente o arroz vermelho. Isso pode resultar em novas infestações da área, diminuindo drasticamente a produtividade do agricultor.

Por esse motivo, a orientação da Basf aos produtores é utilizar sempre herbicidas específicos para cada tipo de cultura e nunca substiuí-los por produtos similares, que podem afetar a produtividade e rentabilidade dos agricultores.

No caso específico do Sistema de Produção Clearfield Arroz, o único herbicida registrado é o Only, único com eficiência comprovada no combate às plantas daninhas que infestam os arrozais, em especial o arroz vermelho.



Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

busca no site

buscar

últimos artigos

09.11.2014 | Biotecnologia
Arroz dourado
16.10.2014 | Insumos
O futuro da aplicação aérea
19.09.2014 | AGRONEGÓCIO
Agrodependência: uma realidade que exige uma nova consciência
ver todos
Todos os direitos reservados - Copyright 2014 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio